A presente pesquisa teve como objetivo sistematizar e analisar a produção acadêmica dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências (2010-2019) para produção de catálogo digital de produtos educacionais sobre o foco temático Terra e Universo. A primeira etapa da metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, na qual foi realizado levantamento e sistematização da produção acadêmica de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019, por meio de pesquisa nos endereços eletrônicos de 36 programas de pós-graduação. Na segunda fase ocorreu a produção do Catálogo Digital no tema Terra e Universo identificados na fase 1, com a editoração e diagramação pelo aplicativo Canva. Como resultados, foram identificados 1.017 trabalhos no período analisado, dos quais 47 trabalhos abordaram o tema Terra e Universo. Identificou-se que as Sequências Didáticas (n=11), Atividades Práticas (n=8) e TDIC (n=7) foram as estratégias de ensino mais trabalhadas para o tema. Quanto aos conteúdos abordados, verificou-se que os assuntos de Astronomia (n=13), Água no Planeta Terra (n=10) e Educação Ambiental para preservação dos recursos naturais (n=9) foram os assuntos mais abordados. Ademais, do total de trabalhos analisados 18 deles possuem uma perspectiva interdisciplinar, 5 trabalhos envolvem a Educação Inclusiva, sendo a maioria dos trabalhos (n=37) voltada para o Ensino Fundamental. Os resultados da análise serviram de base para a organização do Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Terra e Universo, que é composto pelo compilado dos produtos educacionais sistematizados na pesquisa sendo um produto decorrente dela. Consideramos que a divulgação e utilização do catálogo digital irá contribuir para a disseminação da produção acadêmica, qualificação da prática docente e para a melhoria do ensino na educação básica, além de ser uma ferramenta para a alfabetização científica de crianças, adultos e adolescentes em temas do eixo Terra e Universo e Astronomia.