As metodologias ativas são de grande importância no âmbito educacional, pois o aluno é estimulado a buscar e fazer seu próprio conhecimento, despertando assim sua autonomia. Sua utilização se tornou bem sustentada atualmente, principalmente em decorrência da pandemia do COVID-19, e se tornou uma estratégia para que o estudante participasse de forma ativa nas atividades escolares mesmo de forma remota. Tudo passou a ser diferente, inclusive a forma de ensinar, já que as pessoas se encontraram afastadas e utilizando de meios tecnológicos para continuar com as aulas. Vale ressaltar que muitas escolas sofrem com a falta de estrutura e de meios tecnológicos, utilizando, portanto, outros meios, como a impressão dos materiais para o aluno, o que pode dificultar ainda mais o processo de aprendizagem. As metodologias ativas permitem estimular o educando a buscar e fazer seu próprio conhecimento. Para que seja diagnosticado quais metodologias e ferramentas de ensino foram utilizadas nesta situação, foram aplicados questionários aos docentes das escolas de Araguatins – TO, a fim de compreender quais metodologias estão sendo utilizadas e quais as dificuldades de trabalho com as mesmas, visando a apresentação da percepção dos mesmos sobre a execução destes métodos educativos. Mediante suas respostas foi evidenciado que a ocorrência das aulas e atividades em sua maioria se dava de forma online através da ferramenta Google Meet e atividades enviadas pelo WhatsApp, foi exposto a frequência de capacitações ofertadas a estes profissionais, com um total de 90% de oferta, além do fato de que tais capacitações ministravam em sua maioria algumas metodologias e ferramentas de ensino, como Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e projetos, ferramentas como Jamboard, Kahoot, Sutori e Padlet. Entretanto, ainda existem percalços, no quesito de oferta de tais capacitações incluindo a dificuldades de tempo, prática e internet de qualidade aos docentes.