ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86918 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 851 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR" "resumo" => "As diferentes maneiras como o ensinar e o aprender acontecem em sala de aula e fora dela têm sido bastante discutidas em decorrência da dissociação que ocorre entre a formação e a atuação docente, fruto, muitas vezes, das fragilidades nas formações iniciais de muitos professores, o que acaba refletindo na prática pedagógica desses profissionais. Dessa forma, o presente estudo objetivou analisar como acontece o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio, localizada no município de Iguatu/CE, a partir da observação de uma aula e da prática pedagógica de um professor da instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva onde, para essa análise, observou-se uma aula numa turma de 1o ano, na instituição lócus desta investigação. As demandas e as sinalizações dessa observação foram registradas em um caderno de campo. A estratégia realizada possibilitou verificar que, mesmo o professor buscando integrar elementos do cotidiano dos alunos às suas aulas, o processo de ensino-aprendizagem ainda aconteceu de forma tradicional em muitos aspectos, embora com nova roupagem, naquela aula. Essa percepção se deu diante da postura do docente de direcionar a abordagem apenas a um determinado grupo de alunos, limitando ou mesmo ignorando a participação dos demais. Entende-se que a aprendizagem não é papel exclusivo do professor, pelo contrário, o aluno tem que se perceber como sujeito ativo e responsável pela sua formação, mas como mediador desse processo, o docente deve promover momentos em que esses estudantes se sintam motivados a participarem, utilizando variadas metodologias de ensino em sala de aula. Considera-se que a aula apresentou aspectos tradicionais e, quando isso acontece no processo de ensino- aprendizagem, contribui-se para que não haja total participação dos discentes e autonomia destes como sujeitos ativos de suas próprias formações, na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID851_TB374_18092022223649.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MIRELLE FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mirelle.santos@aluno.uece" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86918 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 851 "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR" "resumo" => "As diferentes maneiras como o ensinar e o aprender acontecem em sala de aula e fora dela têm sido bastante discutidas em decorrência da dissociação que ocorre entre a formação e a atuação docente, fruto, muitas vezes, das fragilidades nas formações iniciais de muitos professores, o que acaba refletindo na prática pedagógica desses profissionais. Dessa forma, o presente estudo objetivou analisar como acontece o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biologia em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio, localizada no município de Iguatu/CE, a partir da observação de uma aula e da prática pedagógica de um professor da instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva onde, para essa análise, observou-se uma aula numa turma de 1o ano, na instituição lócus desta investigação. As demandas e as sinalizações dessa observação foram registradas em um caderno de campo. A estratégia realizada possibilitou verificar que, mesmo o professor buscando integrar elementos do cotidiano dos alunos às suas aulas, o processo de ensino-aprendizagem ainda aconteceu de forma tradicional em muitos aspectos, embora com nova roupagem, naquela aula. Essa percepção se deu diante da postura do docente de direcionar a abordagem apenas a um determinado grupo de alunos, limitando ou mesmo ignorando a participação dos demais. Entende-se que a aprendizagem não é papel exclusivo do professor, pelo contrário, o aluno tem que se perceber como sujeito ativo e responsável pela sua formação, mas como mediador desse processo, o docente deve promover momentos em que esses estudantes se sintam motivados a participarem, utilizando variadas metodologias de ensino em sala de aula. Considera-se que a aula apresentou aspectos tradicionais e, quando isso acontece no processo de ensino- aprendizagem, contribui-se para que não haja total participação dos discentes e autonomia destes como sujeitos ativos de suas próprias formações, na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID851_TB374_18092022223649.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MIRELLE FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mirelle.santos@aluno.uece" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }