O CONTATO INICIAL COM A SALA DE AULA, SEJA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FAZ COM QUE O LICENCIANDO EXPERIMENTE O FAZER PEDAGÓGICO, DURANTE SUA TRAJETÓRIA NA FORMAÇÃO INICIAL. DESSA FORMA, NESSE ARTIGO OBJETIVAMOS ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE ALGUNS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA NA QUAL APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO ABERTO. DE MODO GERAL, OBSERVAMOS QUE OBTER ESSE CONTATO COM A PRÁTICA A PARTIR DE UM PROGRAMA VOLTADO PARA A FORMAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A MOBILIZAÇÃO DE SABERES E FAZERES DOCENTES. PERCEBEMOS NAS FALAS DOS PARTICIPANTES QUE É POSSÍVEL APRENDER NA PRÁTICA A SER UM PROFISSIONAL MELHOR, CRIANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E UTILIZANDO RECURSOS PARA MELHOR PERCEPÇÃO E ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS ABORDADO, MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ENSINO REMOTO.