OS JOGOS EDUCATIVOS SÃO FERRAMENTAS QUE EXISTEM A MUITO TEMPO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE,
PERMEANDO DESDE O PERÍODO GREGO ATÉ A ERA DIGITAL ATUAL, E SÃO ESTUDADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE POR
DIVERSOS TEÓRICOS DA ÁREA POR SEU POTENCIAL PARA AUXILIAR NO PROCESSO EDUCATIVO COM UM CARÁTER
LÚDICO. NO ENTANTO, O USO ADEQUADO DESSES ARTEFATOS EXIGE BASTANTE CONHECIMENTO E
PLANEJAMENTO POR PARTE DO PROFESSOR, SE ELE DESEJA QUE A FERRAMENTA TENHA BOA EFICIÊNCIA AO
EXPLORAR OS CONHECIMENTOS PELOS ALUNOS. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO FOI FAZER USO DE
UM JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. A PESQUISA
TEM CARÁTER QUALITATIVO E BUSCOU DESCREVER AS CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS EDUCATIVOS. A AÇÃO FOI
PLANEJADA PARA SER EM AMBIENTE VIRTUAL, ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL NA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE
COVID - 19, UTILIZANDO A PLATAFORMA GRATUITA DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS PERSONALIZÁVEIS
WORDWALL, SEGUIDO DE UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUALITATIVO COM 5 QUESTÕES OBJETIVAS E 4
SUBJETIVAS, DESENVOLVIDO NA FERRAMENTA DE FORMULÁRIOS GOOGLE, QUE FOI DISPONIBILIZADO NA SALA
VIRTUAL GOOGLE CLASSROOM E NO GRUPO DE WHATSAPP DAS TURMAS DE 1º E 3º. OS RESULTADOS OBTIDOS
FORAM SATISFATÓRIOS, APRESENTANDO UMA ÓTIMA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO SEGUNDO OS
ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA INTERAÇÃO COM OS JOGOS, NUM
COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS. DESSA FORMA FICA CLARO QUE PARA UM JOGO SER EFICIENTE ELE PRECISA
SER BEM PLANEJADO PARA ATENDER UMA DEMANDA ESPECÍFICA CONSIDERANDO O PÚBLICO ALVO EM
ESTUDO.