O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA TEM SIDO DEFENDIDO POR MUITOS AUTORES COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA AUXILIAR O ENSINO DESSA CIÊNCIA. NESSA LINHA, ESTE TRABALHO TEVE COMO FINALIDADE MOSTRAR QUE A EXPERIMENTAÇÃO DEMONSTRATIVA PODE SER UMA GRANDE ALIADA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ESTA PESQUISA FOI APLICADA NA ECIT – FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, QUE FICA LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS, NAS TURMAS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS RESULTADOS MOSTRARAM BOA ACEITAÇÃO DOS ALUNOS, QUE VEEM A EXPERIMENTAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA, REFORÇA E CRIA NOVAS PERSPECTIVAS NA APRENDIZAGEM. A EXPERIMENTAÇÃO UTILIZADA FOI UMA DEMONSTRAÇÃO GRAVADA PARA UMA MELHOR APRESENTAÇÃO. CONCLUI-SE DESTE TRABALHO QUE A DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL UTILIZADA DESPERTOU O INTERESSE DOS ALUNOS EM ENTENDER OS ASSUNTOS ABORDADOS A PARTIR DELA, DESSE MODO QUE CONSIDERAMOS IMPORTANTE O USO DE ATIVIDADES DESSA NATUREZA.