VIVEMOS EM UM CENÁRIO ATÍPICO PARA A DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO BRASIL, ESPECIALMENTE PARA O ENSINO DE FÍSICA. COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS ADOTADAS EM 2020, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E UM NOVO MODELO DE ENSINO, O REMOTO, FOI PROPOSTO TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO UMA SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE AO ENSINO NO PAÍS, O QUE EXIGIU DO PROFESSOR O APRIMORAMENTO. COM ISSO O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON DA MECÂNICA, NO CONTEXTO DE ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19. A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA E APLICADA JUNTO AOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. FORAM APRESENTADOS EXPERIMENTOS DE MANEIRA DEMONSTRATIVA, UTILIZANDO A ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS A RESPEITO DO TEMA. PARA A NOSSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, OS EXPERIMENTOS APRESENTADOS TROUXERAM O CONCEITO DE FORÇA, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE, FORÇA PESO E TAMBÉM DA FORÇA DE ATRITO, DIANTE DOS EXPERIMENTOS, QUESTIONÁRIOS E DISCUSSÕES PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM COMPREENDER BEM O CONCEITO DOS ASSUNTOS, E ASSIM CONCLUÍMOS QUE ESSE TRABALHO PERMITIU AOS DISCENTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA RELATAR A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOB A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO.