POR MUITO TEMPO FALOU-SE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE INSERIR TECNOLOGIA EM SALA DE AULA, MAS NA PRÁTICA POUCOS ADERIRAM A IDEIA. COM A PANDEMIA DO COVID-19 E A ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO, PROFESSORES VETERANOS E EM FORMAÇÃO VIRAM-SE OBRIGADOS A FAZER USO DAS TDICS (TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO). ESSA SITUAÇÃO ESTENDE-SE PARA AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. NESTE RELATO, DISCORREMOS SOBRE UMA DELAS. DURANTE UM PERÍODO DE 10 (DEZ) SEMANAS, DE FORMA REMOTA, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE OFERTAR UMA OFICINA PARA ALUNOS DE TODO O ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA (ECIT PRATA). ESTA, DENOMINADA “THE LANGUAGE FORGE”, TINHA POR OBJETIVO PRINCIPAL INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA A PARTIR DE SÉRIES, FILMES E JOGOS. NESTE TRABALHO, DISCUTIMOS SOBRE NOSSA PRÁTICA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DE TEXTOS SEMIÓTICOS EM SALA E POSSIBILIDADES DE APRENDIZADO PROVENIENTES DESTAS. PARA TANTO, DIALOGAMOS COM TEORIAS DE CASTELLS E CARDOSO (2005), ANTUNES (2014), MORAN (2015) E MEISTER (2020). COMO RESULTADO DA EXPERIÊNCIA, PERCEBEMOS QUE TEMOS DIVERSAS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA AJUDAR NOSSA PRÁTICA E MOTIVAR OS ALUNOS, ENTRETANTO, É NECESSÁRIO ESFORÇO PARA USÁ-LAS DE FORMA EFICIENTE E DIDÁTICA. O USO DAS TDICS E TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS CONTINUARÁ A SER RELEVANTE AO FIM DO ENSINO REMOTO E PRECISAREMOS, MAIS UMA VEZ, ADAPTAR NOSSAS PRÁTICAS. ISSO, LEVANDO EM CONTA OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NESSE CONTURBADO PERÍODO PANDÊMICO.