PENSAR A ESCOLA DO SÉCULO XXI, É BUSCAR ENTENDER OS NOVOS DESAFIOS QUE A PRESENTE ERA DIGITAL NOS OFERECE, JÁ QUE A EDUCAÇÃO PRECISA ESTAR INSERIDA EM UM CONTEXTO TECNOLÓGICO QUE A CONTEMPORANEIDADE EXIGE, EM QUE A LINGUAGEM COMPUTACIONAL, JUNTAMENTE COM OS MEIOS TECNOLÓGICOS E SEUS DIVERSOS RECURSOS DOMINAM A CULTURA E A EDUCAÇÃO. A PARTIR DESSA PERCEPÇÃO, DESENVOLVEU-SE ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), O PROJETO INSTITUÍDO: ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO NO REELS, NA ESCOLA AGROTÉCNICA DO CAJUEIRO, EM CATOLÉ DO ROCHA, NO PERÍODO DE MAIO E JUNHO DE 2021. PERCEBEMOS QUE O PAPEL DA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DO EDUCADOR É SEM DÚVIDAS MUITO DESAFIADOR, JÁ QUE O MESMO PRECISA APRIMORAR A SUA DIDÁTICA EM SALA DE AULA, ALÉM DE BUSCAR NOVAS FORMAS DE ENSINO AS QUAIS VENHAM ENVOLVER E DESPERTAR CONHECIMENTO NOS ALUNOS DAS MAIS VARIADAS FORMAS. SEGUINDO ESSA LINHA DE RACIOCÍNIO DA NOVA ERA DIGITAL É PRECISO QUE SEJAM CRIADOS PROJETOS VOLTADOS PARA O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISANDO O APRIMORAMENTO TECNOLÓGICO TANTO DOS ALUNOS, QUANTO DOS PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI- QUALITATIVA, TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL, SUA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO NO ESPAÇO SOCIAL EM QUE O MESMO ESTÁ INSERIDO E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS PELOS ALUNOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS, FUNDAMENTADAS EM: LEVY (1993), MORAN (2009).