COM AS MUDANÇAS EXPRESSIVAS NO ENSINO OCORRIDAS NOS ÚLTIMOS ANOS DEVIDO O CONTEXTO PANDÊMICO, O SISTEMA EDUCACIONAL IMPLEMENTOU O ENSINO REMOTO DE MANEIRA EMERGENCIAL. COMO CONSEQUÊNCIA, MUITOS DOS PROFESSORES REELABORARAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA TENTATIVA DE PROMOVER, SOBRETUDO, UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MINICURSO VOLTADO AO CONTEÚDO DE ÓPTICA DESENVOLVIDO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), REALIZADO DE MANEIRA REMOTA COM OS ALUNOS DA ECIT FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS. A ELABORAÇÃO DO MINICURSO DE ÓPTICA DURANTE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESTEVE ORGANIZADO EM 8 (OITO) ENCONTROS, CADA ENCONTRO DE 2 HORAS, NO MODELO REMOTO DEVIDO O CONTEXTO PANDÊMICO POR CAUSA DO COVID-19. MEDIANTE ÀS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO E INTERVENÇÃO DO MINICURSO, O USO DE JOGOS VIRTUAIS, SIMULADORES E O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO POR VÍDEO GRATUITO (GOOGLE MEET), TORNARAM-SE FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS, EM TEMPOS DE PANDEMIA, SENDO IMPRESCINDÍVEL PARA QUE OCORRESSE A PARTICIPAÇÃO E A INTERAÇÃO EM TEMPO REAL DOS ESTUDANTES COM BOLSISTAS E SUPERVISORES, OU SEJA, O ATO DE SE REINVENTAR FOI NECESSÁRIO A TODO TEMPO, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DO “SABER FAZER” POR PARTE DO PROFESSOR.