COM A OPORTUNIDADE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE PROPORCIONAR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO, O CONTATO DIRETO COM O ESPAÇO ESCOLAR E CIENTES DA IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR E DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE LEITORES, FOI ELABORADA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS CINCO PASSOS DO MÉTODO RECEPCIONAL, FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DAS AUTORAS MARIA DA GLÓRIA BORDINI E VERA TEIXEIRA DE AGUIAR (1993) COM OBJETIVO DE ATENDER AOS INTERESSES DO ALUNOS NAS LEITURAS LITERÁRIAS E A AMPLIAÇÃO DE NOVOS HORIZONTES QUE LHE AGUCEM O SENSO CRÍTICO E A PRESERVAÇÃO DO CARÁTER LÚDICO DA LITERATURA. O REFERIDO MÉTODO FOI APLICADO, ESPECIFICAMENTE EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NA ECIT OBDULIA DANTAS, ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CATOLÉ DO ROCHA-PB, EM QUE OS ALUNOS, SUJEITOS DA PESQUISA, FORAM BASTANTE RECEPTIVOS À PROPOSTA, MOSTRANDO-NOS QUE É POSSÍVEL TRABALHAR A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO LEITOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO, COM VISTAS À FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE E QUE PERCEBA O ATO DE LER COMO PRAZEROSO.
PALAVRAS-CHAVE: LEITURA LITERÁRIA; MÉTODO RECEPCIONAL; ENSINO MÉDIO.