A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) É UM PROGRAMA QUE FAZ PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES A FIM DE PROPORCIONAR AOS RESIDENTES UMA APROXIMAÇÃO PRÁTICA COM O COTIDIANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO O CONTEXTO EM QUE ELAS ESTÃO INSERIDAS, VISANDO ELEVAR AS AÇÕES ACADÊMICAS NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA A PRÁXIS EDUCATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. SENDO ASSIM, OS DISCENTES QUE PARTICIPAM DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TÊM A OPORTUNIDADE DE EXPERIENCIAR VIVÊNCIAS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ALÉM DE PROPORCIONAR FORMAÇÕES E VIVÊNCIAS, O PROGRAMA BUSCA E IDENTIFICA METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS QUE PROPONHAM UMA REFLEXÃO QUANTO A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES. O PRESENTE TEXTO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA RP E ESTÁ FUNDAMENTADO EM AUTORES COMO FERREIRO E TEBEROSKY (1984), GIGLIO (2010), VIGOTSKY (2002), SOARES (2015), DENTRE OUTROS. MESMO DIANTE DAS LIMITAÇÕES QUE SURGIRAM EM RELAÇÃO À FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS NO QUE TANGE O ACESSO A RECURSOS TECNOLÓGICOS, BUSCAMOS NOVAS METODOLOGIAS E DINÂMICAS PARA ALCANÇAR O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS POSSÍVEL, CONSEGUINDO RESULTADOS SIGNIFICANTES AO QUE FOI PROPOSTO. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA POSSIBILITA AOS DISCENTES UM APRIMORAMENTO NO QUE TANGE A UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE, PROMOVENDO UMA TROCA COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS INOVADORES, AMPLIANDO A AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.