OS DESAFIOS PROPOSTOS PELO ENSINO A DISTÂNCIA APÓS O INICIO DA PANDEMIA TROUXERAM NOVIDADES E NECESSÁRIAS ADAPTAÇÕES TANTO PARA ALUNOS COMO PARA PROFESSORES.
O CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL TROUXE MAIOR DIFICULDADE PARA PROMOVER O DIALOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, ASSIM COMO TAMBÉM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA CONCISA. TROUXE A TONA A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTO E REFLEXÃO SOBRE A POSTURA E FORMA DE COMO REAGIR A SITUAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA, ASSIM COMO TAMBÉM DO CONTEXTO DOMICILIAR SERIA A REALIDADE DO ALUNO CONFINADO COM SUA FAMÍLIA.
FOI POSSÍVEL AVALIAR UMA SITUAÇÃO PRECÁRIA PARA O ALUNO, PRINCIPALMENTE ACOSTUMADO A SER TOTALMENTE PASSIVO, NUM AMBIENTE LONGE DO PROFESSOR, AGORA NESSE CENÁRIO O ALUNO TEM QUE TER UMA MAIOR AUTONOMIA DENTRO DE UM AMBIENTE QUE PROMOVIA CADA VEZ MAIS O REPRODUTIVISMO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SENDO UM AUXILIADOR PROCURE METODOLOGIAS E FORMAS PARA QUE O ALUNO SE SINTA MAIS MOTIVADO A SER MAIS ATIVO.