O PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA PRÁTICA DOCENTE QUE FAZ PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE VISA APROXIMAR OS GRADUANDOS DA PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA VIVÊNCIA QUE COMBINA A FORMAÇÃO E PRÁTICA. O PRESENTE RELATO TEM O INTUITO DE APRESENTAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELAS AS DISCENTES DE PEDAGOGIA NO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. CONSIDERANDO QUE TODO O TRABALHO FOI FEITO DE FORMA REMOTA, ATRAVÉS DO AUXÍLIO DAS TIC. LOGO, NOSSOS ENCONTROS E REUNIÕES FORMATIVAS FORAM DEDICADAS AO ENSINO E TREINAMENTO EMBASADOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E EM ESTUDIOSOS DA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, NOS BASEANDO NA LEITURA E APROPRIAÇÃO DE MATERIAIS QUE SUSTENTAM AS BASES TEÓRICAS DA PESQUISA E DA AÇÃO, COM ESTUDIOSOS COMO EMÍLIA FERREIRO E ANA TEBEROSKY, MAGDA SOARES, LEDA TFOUNI, PAULO FREIRE, WIM VEEN E BEN VRAKKING E JOSÉ MORAN QUE NOS SERVIRAM DE BASE PARA NOS AUXILIAR NO APOIO A ESSES ESTUDANTES. DESSE MODO, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE PLANEJAR E VIVENCIAR A REGÊNCIA COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ROBERTO SIMONSEN DE CAMPINA GRANDE. SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA VALDECY MARGARIDA E A PROFESSORA SILVANA NEVES COMO PRECEPTORA, COM O APOIO DA CAPES, E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB.