DESDE O ANO DE 2020, O MUNDO VEM ENFRENTANDO DIVERSOS DESAFIOS DEVIDO A DISSEMINAÇÃO DO COVID-19. O ENSINO REMOTO FOI A OPÇÃO MAIS VIÁVEL PARA QUE AS INSTITUIÇÕES TENTASSEM SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE. O LETRAMENTO CIENTÍFICO TAMBÉM SOFREU NESSA NOVA ADAPTAÇÃO DO ENSINO, E TEVE QUE BUSCAR NOVAS ESTRATÉGIAS. ESTE TRABALHO VISA DESCREVER UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, E SEU OBJETIVO RETRATA A VIVÊNCIA DO AUTOR, PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE E OS DETALHES DAS INFORMAÇÕES DESCRITAS A PARTIR DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE O TEMA. A IMPORTÂNCIA DE INSERIR O LETRAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA OCORRE PELA NECESSIDADE DE TRABALHAR A CAPACIDADE DE COMPREENSÃO SOBRE QUESTÕES CIENTÍFICAS QUE ACONTECEM NO COTIDIANO DA VIDA DO ALUNO. NA PESQUISA, FORAM UTILIZAS AS SEGUINTES METODOLOGIAS ATIVAS: JOGOS NO WORDWALL, PAINEL NO PADLET E FILMES. A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO SE TORNOU UM DESAFIO DEVIDO À CARÊNCIA DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS METODOLOGIAS QUE FORAM UTILIZADAS, LIMITANDO DOCENTES E DISCENTES NO DOMÍNIO DESSAS PLATAFORMAS. AS METODOLOGIAS ATIVAS FORAM PENSADAS DE FORMA QUE O ALUNO CONSEGUISSE INTERAGIR EM SALA DE AULA, MAS ALGUMAS VEZES, COM SUA AUSÊNCIA, FICAVA COMPLICADO DESENVOLVÊ-LAS E FAZER COM QUE A AULA FOSSE CONDUZIDA. NOTOU-SE QUE OS ALUNOS FICARAM RECEOSOS EM ABRIR O MICROFONE PARA RESPONDER, MAS QUANDO FOI DITO QUE ELES PODERIAM INTERAGIR PELO CHAT, SE MANIFESTARAM E PARTICIPARAM DA “BRINCADEIRA”. CONSEGUIU-SE DESENVOLVER SEM MAIORES DIFICULDADES AS METODOLOGIAS ATIVAS PROPOSTAS, CONFIRMANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EFICIENTE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.