O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA INTRODUÇÃO ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE OS TEXTOS E REFLEXÕES FILOSÓFICAS COM ALGUMAS OBRAS DA POESIA POPULAR NORDESTINA. DESTACAM-SE ASPECTOS COMO AS CONTRIBUIÇÕES DA POESIA PARA A ANTIGA CIVILIZAÇÃO GREGA, DEMONSTRADO PELA DEFESA REALIZADA POR PLATÃO, NA OBRA A REPÚBLICA, EM RELAÇÃO À NECESSIDADE DA INTRODUÇÃO DA POESIA, POR MEIO DA CONTAÇÃO DE MITOS E DO ESTUDO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DOS GREGOS. ALÉM DISSO, DEMONSTRAM-SE EXEMPLOS EM QUE SE PODE COMPROVAR A INFLUÊNCIA QUE UMA ÁREA POSSUI EM RELAÇÃO À OUTRA, COMO TAMBÉM, ALGUMAS POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO BÁSICO, E AS INÚMERAS POSSÍVEIS ABORDAGENS A SEREM FEITAS DE TEMÁTICAS FILOSÓFICAS COM O APOIO DE OBRAS POÉTICAS. PARA UM SÓLIDO EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZARAM-SE OBRAS DE GRANDES FILÓSOFOS E POETAS GREGOS, A EXEMPLO DE A REPÚBLICA DE PLATÃO, E TEOGONIA, A ORIGEM DOS DEUSES, DE HESÍODO. FORAM UTILIZADAS, TAMBÉM, OBRAS POÉTICAS DA LITERATURA DE CORDEL, COMO MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA, DE AUTORIA DO POETA OTACÍLIO BARROS, A PELEJA DO CÉREBRO COM O CORAÇÃO DE MARCUS LUCENNA E CARTILHA DO POVO, DE RAIMUNDO SANTA HELENA. AO FIM DO TRABALHO, PUDERAM-SE OBSERVAR CAMINHOS PARA O ESTUDO E ABORDAGEM DE FERRAMENTAS DIVERSIFICADAS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA, E O ESTUDO DE OBRAS CULTURAIS COMO POTENCIAL TEÓRICO A SEREM UTILIZADAS EM DIVERSIFICADOS ESTUDOS FILOSÓFICOS.