ESTE ARTIGO APRESENTA PARTE DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES/UEPB/PORTUGUÊS EM MONTEIRO-PB, E TEM COMO OBJETIVO REFLETIR A PRODUÇÃO COLABORATIVA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS, ATIVIDADE QUE FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE ABORDA A LEITURA E DISCUSSÃO DO GÊNERO “ARTIGO DE OPINIÃO” COM FOCO NAS HABILIDADES DE ARGUMENTAÇÃO, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, NA CIDADE DE MONTEIRO/PB. PARA DISCUTIR SOBRE A IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA E DISCUSSÃO DO GÊNERO “ARTIGO DE OPINIÃO” NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS, SERÃO TOMADAS COMO BASE AS REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DE WZOREK (2016). JÁ, PARA DISCORRER A RESPEITO DA PRODUÇÃO COLABORATIVA E DA ESCRITA DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS, NOS PAUTAREMOS, RESPECTIVAMENTE NO QUE PROPÕE FILIPETO (2019) E CAMPOS (2012). FINALIZAMOS O REFERIDO TRABALHO, PONTUANDO QUE, QUANDO PENSADA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, A PRODUÇÃO ESCRITA DEVE SER CONCEBIDA COMO UM PROCESSO CAPAZ DE PROPORCIONAR AO ALUNO UMA EXPERIÊNCIA SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA QUE PERPASSE AS BARREIRAS DA INSTITUIÇÃO ‘ESCOLA’.