O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS AÇÕES VIVENCIADAS NO DECORRER DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ATRAVÉS DA ANÁLISE E REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO, DO PLANEJAMENTO E DO USO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO REFERIDO PROGRAMA OCORRERAM NA CIDADE DE MONTEIRO-PB, INICIADAS EM 01 DE OUTUBRO DE 2020 E FINALIZADAS EM 31 DE MARÇO DE 2022. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA MUNDIAL DE COVID-19, AS AÇÕES FORMATIVAS FORAM REALIZADAS EM CONTEXTO REMOTO, ASSIM AS VIVÊNCIAS AQUI RELATADAS ENVOLVEM DESCRIÇÕES E COMENTÁRIOS ACERCA DE REGÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM MINICURSOS OFERTADOS GRATUITAMENTE PARA O ENSINO DO IDIOMA NO DECORRER DO PROGRAMA. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO ENFOQUE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTERAÇÃO ALIADA AO USO DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ALÉM DE EXPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS PARA A NOSSA AUTONOMIA E CONSTRUÇÃO INICIAL DOCENTE. ESTE TRABALHO É DE CARÁTER DESCRITIVO E BIBLIOGRÁFICO UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A CONTRIBUIÇÕES DE CARDOSO (1977), PILETTI (2004), ENTRE DEMAIS ESTUDIOSOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A NOSSA REFLEXÃO ACERCA DA INTERAÇÃO, LUDICIDADE E PLANEJAMENTO, DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA.