ESTE ARTIGO APRESENTA REFLEX?ES ACERCA DAS A??ES REALIZADAS ENQUANTO BOLSISTA DO PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA, E TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQU?NCIA DID?TICA SOBRE O G?NERO ARTIGO DE OPINI?O, BEM COMO REFLETIR OS PROCEDIMENTOS DE PRODU??O, O ESTUDO DISCURSIVO DE G?NERO VIABILIZADO PELA APLICA??O DA SEQU?NCIA DID?TICA E O LETRAMENTO DE EDUCANDOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. ASSIM, PARA O EMBASAMENTO TE?RICO GUIAMO-NOS PELAS ORIENTA??ES DE ESTUDIOSOS COMO BRAKLING (2002) E RODRIGUES (2001), QUE TRAZEM IMPORTANTES CONTRIBUI??ES PARA O ESTUDO DO G?NERO, A FIM DE ENTEND?-LO COMO UM DOS INSTRUMENTOS CAPAZES DE PROMOVER A CRITICIDADE DO EDUCANDO E A SUA EFETIVA PARTICIPA??O SOCIAL COMO ALUNO-CIDAD?O. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFAT?RIOS, UMA VEZ QUE, BUSCOU-SE MOSTRAR A POSSIBILIDADE DO TRABALHO COM O G?NERO NO ENSINO REMOTO, DEMONSTRANDO QUE ? POSS?VEL DESENVOLVER A PRODU??O ESCRITA DO TEXTO ARGUMENTATIVO. LOGO, BASEADO NO QUE OBSERVAMOS CONSTATAMOS QUE O G?NERO N?O ? SOMENTE UMA FERRAMENTA PARA A COMUNICA??O, MAS DEVE CONSTITUIR, TAMB?M, UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ALUNO, SE LHE FOREM DADAS AS CONDI??ES ADEQUADAS.