A AÇÃO AFIRMATIVA DE COTAS RACIAIS É UM DEBATE EXTREMAMENTE IMPORTANTE PERANTE UMA SOCIEDADE DE DESIGUALDADES SOCIAIS E CULTURAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR BIBLIOGRAFICAMENTE AUTORES PARA REFLETIR O PRIMEIRO MOMENTO DA PESQUISA DA INICIAÇÃO, A QUAL VAI APRESENTAR REFLEXÕES EM TORNO DA PARTICIPAÇÃO DE JOVENS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR E SUAS EXPERIENCIAS COLETIVAS. NOSSA PROPOSTA É PROBLEMATIZAR AS DISCRIMINAÇÕES VIVENCIADAS E A RESISTÊNCIA DOS JOVENS E SUA ADESÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. TRABALHAMOS NA PERSPECTIVA DE PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA POR MEIO DAS DISCUSSÕES EM TORNO DAS COTAS RACIAIS. NOSSA METODOLOGIA FAZ PARTE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. ACREDITAMOS QUE COM A PESQUISA NA UNIVERSIDADE QUE TRAZ AS CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS SOCIAIS E CULTURAIS PELOS JOVENS NEGROS VAI DESMISTIFICAR O OLHAR PEJORATIVO QUE AINDA EXISTE NA SOCIEDADE E RESSALTAR O SEU DIREITO DE FALA.