A ALFABETIZAÇÃO É UM DOS PERÍODOS MAIS SIGNIFICATIVOS NA VIDA ESCOLAR DE UM EDUCANDO. ENTRETANTO, APESAR DA IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO, ESTA, AINDA SE CONFIGURA COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS EDUCACIONAIS, VISTO QUE, MUITOS ALUNOS CONCLUEM O ENSINO FUNDAMENTAL SEM A APRENDIZAGEM CONDIZENTE A ESCOLARIDADE EFETIVADA. EM TEMPOS PANDÊMICOS, TAL DESAFIO TOMOU UMA DIMENSÃO GIGANTESCA, POIS, POR UM LADO, EXIGIU DOS EDUCADORES UM REAPRENDIZADO DE PRÁTICAS ALFABETIZADORAS PARA ATUAR EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, E POR OUTRO, DEIXOU CLARO COMO A EXCLUSÃO DIGITAL DA MAIORIA DOS ALUNOS E ALUNAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS É UMA REALIDADE. É NESSE CONTEXTO QUE ATUAMOS COMO PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE O PRESENTE PROJETO SE INSERE E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL: REFLETIR SOBRE A COMPLEXIDADE DA ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS E AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS METODOLÓGICAS ALFABETIZADORAS DIFERENCIADAS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. BUSCA DIALOGAR COM REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DISCUTEM SOBRE ALFABETIZAÇÃO NUMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO, BEM COMO, SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS EM CONTEXTO DE AULAS REMOTAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRESENTE PROJETO DE PESQUISA PRETENDEMOS ADOTAR A PESQUISA-AÇÃO.