O PRESENTE RELATO APRESENTA AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UMA GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA, DENTRO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A PARTIR DO ENSINO REMOTO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ECIT FRANCISCO ERNESTO DO REGO (ERNESTÃO), NA CIDADE DE QUEIMADAS – PARAÍBA. DURANTE O ANO LETIVO DE 2021, AS AULAS FORAM TRABALHAS COM AS TURMAS O 1º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. NO 3º ANO FORAM UTILIZADOS MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO. JÁ NO 1º ANO, OPTOU-SE POR UTILIZAR GIFS, MEMES, FILMES NO PLANEJAMENTO DAS AULAS. A PARTIR DO 4º BIMESTRE, REALIZOU-SE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM OS ALUNOS DE 1º ANO, UTILIZANDO-SE DE GAMIFICAÇÃO COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, DE MODO A CONTRIBUIR PARA INTERAÇÃO/PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS BUSCANDO A COLABORAÇÃO E O DINAMISMO DOS MESMOS, VISTO QUE, AO LONGO DO ANO HOUVE UMA FALTA DE PARTICIPAÇÃO E EVASÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, PERCEBESSE QUE O ENSINO REMOTO TROUXE MUITOS DESAFIOS A SEREM SUPERADOS, MAS QUE PROPORCIONARAM AOS RESIDENTES EXPERIMENTAR UMA OUTRA REALIDADE NO ÂMBITO EDUCACIONAL ASSIM COMO CONHECER NOVOS RECURSOS PARA O EMPENHO NO SEU TRABALHO DE EDUCAR.