O PRESENTE TRABALHO INTEGRA REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB, JUNTO A UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ALÉM DE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NESSA TURMA, EVIDENCIANDO, ENTRE OUTRAS QUESTÕES, A APRENDIZAGEM COM FOCO NA LUDICIDADE. PARA TANTO, FEZ-SE USO DE UMA METODOLOGIA ALICERÇADA NO DIÁLOGO E NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS QUE FACILITASSEM O ACESSO DAS CRIANÇAS AS ATIVIDADES, SUPERANDO OS LIMITES E AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO FRENTE AO CENÁRIO PANDÊMICO CAUSADO PELA COVID-19. COMO FUNDAMENTO, UTILIZOU-SE DAS LEITURAS DE TEXTOS COMO: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), AS REFLEXÕES DE PAULO FREIRE (2004), HENDLER (2010), ENTRE OUTROS. AO ANALISAR OS RESULTADOS, CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS DIFICULDADES EXISTENTES EM RELAÇÃO AO ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS, A AÇÃO DOCENTE ENCONTROU SUBSÍDIOS NO APORTE DE VIDEOAULAS EXPLICATIVAS, VIA WHATSAPP E ATIVIDADES IMPRESSAS, COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO DOS LIMITES IMPOSTOS PELO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. ALÉM DISSO, RESSALTA-SE A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS III DA UEPB.