O USO DAS TECNOLOGIAS, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, PASSOU A SER BEM MAIS UTILIZADO NO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, NA PANDEMIA DA COVID19. NESTE CONTEXTO, DE ENSINO REMOTO, A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCATIVO E, POR ESPECÍFICOS: (I) APRESENTAR UMA PROPOSTA METODOLÓGICA QUE POSSIBILITA, PELO VIÉS DAS TECNOLOGIAS, MELHORIAS NO ENSINO DE LÍNGUA, COM ÊNFASE NA LEITURA E ESCRITA DE REDAÇÕES DO ENEM; (II) IDENTIFICAR OS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PARA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO. DADO O EXPOSTO, A PRESENTE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL DE CUNHO DESCRITIVO, FUNDAMENTADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS, PARTE DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE (MOÉS; CAVALCANTI, 2021); (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004); (MACHADO, 2009) E (BRONCKART, 2006). O CORPUS ANALISADO É UMA PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA, COM FOCO NA LEITURA E ESCRITA DE REDAÇÕES, CONSTRUÍDA PELOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS, CAMPUS I, DA UEPB, INSERIDOS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID 2020/2022). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APRESENTADA, CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICANTE PARA MELHORIAS NA EDUCAÇÃO, UMA VEZ QUE PROPORCIONOU A REALIZAÇÃO DE DINÂMICAS, ATIVIDADES COLABORATIVAS, A ORGANIZAÇÃO DAS AULAS, O USO DO VÍDEO COMO MOTIVADOR DE DISCUSSÕES CONSTRUTIVAS, E A INTERAÇÃO DO PROFESSOR COM O ALUNO DE FORMA RÁPIDA.