Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILUZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85200
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "A UTILUZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "COM A CHEGADA DA PANDEMIA AO BRASIL NO ANO DE 2020, CAUSADA PELO SARS-COV-2, CONHECIDO COMO COVID-19, OS ALUNOS E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TIVERAM QUE SE ADAPTAR A UM MODELO FUGINDO DO NORMAL EM TODA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O ENSINO REMOTO. NESSE SENTIDO, UM MUNDO NOVO DE FERRAMENTAS FOI ABERTO ESPECIALMENTE PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. UMA NOVA SALA DE AULA, NOVOS MÉTODOS DE LECIONAR, UM NOVO JEITO DE INTERDISCIPLINAR AS AULAS, UMA NOVA PRÁTICA VIRTUAL EM DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS E UMA NOVA DIDÁTICA. NESTE TRABALHO, APLICAMOS UMA FERRAMENTA DIDÁTICA USADA EM UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA UEPB, BOLSISTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), COM ALUNOS DA 1ª E 3ª SÉRIES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO LAUWEN EM SANTA LUZIA/PB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA, FOI UTILIZADO O JOGO KAHOOT, UM SOFTWARE ONLINE E GRATUITO QUE OFERECE QUIZZES ÁGEIS E INTERATIVOS, QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA. NOSSO OBJETIVO ERA ENSINAR FÍSICA AO DISCENTE DE UMA FORMA DINAMIZADA, QUE HOUVESSE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E ACOMPANHÁ-LOS A FIM DE ENTENDER SE A AÇÃO TRARIA RESULTADOS POSITIVOS SOBRE O USO DE JOGOS NAS AULAS REMOTAS. NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO NO FORMS NOS MOSTROU QUE A APLICAÇÃO DO JOGO FOI ACEITO POSITIVAMENTE PELOS ESTUDANTES E QUE OS AJUDOU NO DESEMPENHO, NA PARTICIPAÇÃO E EM TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.  ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE O KAHOOT PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA TANTO NO ENSINO REMOTO COMO NO ENSINO PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID23_03032022215001.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANINHA"
    "autor_email" => "ana.araujo@aluno.uepb.edu"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85200
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "A UTILUZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A APLICAÇÃO DO KAHOOT EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "COM A CHEGADA DA PANDEMIA AO BRASIL NO ANO DE 2020, CAUSADA PELO SARS-COV-2, CONHECIDO COMO COVID-19, OS ALUNOS E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TIVERAM QUE SE ADAPTAR A UM MODELO FUGINDO DO NORMAL EM TODA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O ENSINO REMOTO. NESSE SENTIDO, UM MUNDO NOVO DE FERRAMENTAS FOI ABERTO ESPECIALMENTE PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. UMA NOVA SALA DE AULA, NOVOS MÉTODOS DE LECIONAR, UM NOVO JEITO DE INTERDISCIPLINAR AS AULAS, UMA NOVA PRÁTICA VIRTUAL EM DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS E UMA NOVA DIDÁTICA. NESTE TRABALHO, APLICAMOS UMA FERRAMENTA DIDÁTICA USADA EM UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA UEPB, BOLSISTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), COM ALUNOS DA 1ª E 3ª SÉRIES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO LAUWEN EM SANTA LUZIA/PB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA, FOI UTILIZADO O JOGO KAHOOT, UM SOFTWARE ONLINE E GRATUITO QUE OFERECE QUIZZES ÁGEIS E INTERATIVOS, QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA. NOSSO OBJETIVO ERA ENSINAR FÍSICA AO DISCENTE DE UMA FORMA DINAMIZADA, QUE HOUVESSE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E ACOMPANHÁ-LOS A FIM DE ENTENDER SE A AÇÃO TRARIA RESULTADOS POSITIVOS SOBRE O USO DE JOGOS NAS AULAS REMOTAS. NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO NO FORMS NOS MOSTROU QUE A APLICAÇÃO DO JOGO FOI ACEITO POSITIVAMENTE PELOS ESTUDANTES E QUE OS AJUDOU NO DESEMPENHO, NA PARTICIPAÇÃO E EM TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.  ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE O KAHOOT PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA TANTO NO ENSINO REMOTO COMO NO ENSINO PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID23_03032022215001.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LÚCIA DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ANINHA"
    "autor_email" => "ana.araujo@aluno.uepb.edu"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

COM A CHEGADA DA PANDEMIA AO BRASIL NO ANO DE 2020, CAUSADA PELO SARS-COV-2, CONHECIDO COMO COVID-19, OS ALUNOS E OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO TIVERAM QUE SE ADAPTAR A UM MODELO FUGINDO DO NORMAL EM TODA A EDUCAÇÃO ESCOLAR: O ENSINO REMOTO. NESSE SENTIDO, UM MUNDO NOVO DE FERRAMENTAS FOI ABERTO ESPECIALMENTE PARA OS PROFESSORES E ALUNOS. UMA NOVA SALA DE AULA, NOVOS MÉTODOS DE LECIONAR, UM NOVO JEITO DE INTERDISCIPLINAR AS AULAS, UMA NOVA PRÁTICA VIRTUAL EM DISCIPLINAS EXPERIMENTAIS E UMA NOVA DIDÁTICA. NESTE TRABALHO, APLICAMOS UMA FERRAMENTA DIDÁTICA USADA EM UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR ALUNOS DA UEPB, BOLSISTAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES), COM ALUNOS DA 1ª E 3ª SÉRIES DA ESCOLA PADRE JERÔNIMO LAUWEN EM SANTA LUZIA/PB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA, FOI UTILIZADO O JOGO KAHOOT, UM SOFTWARE ONLINE E GRATUITO QUE OFERECE QUIZZES ÁGEIS E INTERATIVOS, QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA. NOSSO OBJETIVO ERA ENSINAR FÍSICA AO DISCENTE DE UMA FORMA DINAMIZADA, QUE HOUVESSE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E ACOMPANHÁ-LOS A FIM DE ENTENDER SE A AÇÃO TRARIA RESULTADOS POSITIVOS SOBRE O USO DE JOGOS NAS AULAS REMOTAS. NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO NO FORMS NOS MOSTROU QUE A APLICAÇÃO DO JOGO FOI ACEITO POSITIVAMENTE PELOS ESTUDANTES E QUE OS AJUDOU NO DESEMPENHO, NA PARTICIPAÇÃO E EM TODO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, EVIDENCIOU-SE QUE O KAHOOT PODE SER UMA IMPORTANTE FERRAMENTA TANTO NO ENSINO REMOTO COMO NO ENSINO PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.