O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA É UMA PORTA INICIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO EXERCÍCIO PROFESSORAL AO LOGO DO PERÍODO DA ATUAÇÃO. É, UM MOMENTO ÚNICO E IMPORTANTE, POIS, OS RESIDENTES ESTARÃO EM CONTATO PELA PRIMEIRA VEZ NO ESPAÇO DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO DURANTE OS ANOS 2020-2022, EM UMA TURMA DO OITAVO ANO DA ESCOLA PADRE ANTONINO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. A METODOLOGIA É A QUALITATIVA E O OBJETIVO UMA PESQUISA DESCRITIVA. O PRESENTE TRABALHO CONCLUIU COM BONS RESULTADOS, TRAZENDO METODOLOGIAS QUE FACILITARAM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PORÉM PELA BAIXA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM O RETORNO DAS ATIVIDADES, NÃO FOI POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS ABRANGENTE DOS RESULTADOS A PARTIR DO QUE FOI PROPOSTO. ASSIM, MESMO DIANTE DO CENÁRIO PANDÊMICO E O PROGRAMA SER DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA, TEVE SUA CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO NO QUAL POSSIBILITOU APRIMORAR METODOLOGIAS CONVENCIONAIS E INSTIGOU A BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS.