A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS CAPACIDADES DE LINGUAGENS CONTEMPLADAS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DESDE O TRABALHO PLANIFICADO EM SEQUÊNCIAS
DIDÁTICAS AO LIVRO DIDÁTICO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO ALUNOS DO CURSO LETRAS PORTUGUÊS UEPB,
CAMPUS I, INSERIDOS EM PROJETOS DE NATUREZA QUALITATIVA EM CONTEXTO REMOTO, PROMOVIDO PELO PIBID
(2020-2022). UTILIZAMOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COMO SUPORTE PARA A NOSSA INVESTIGAÇÃO, BASEADOS NOS
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE BEZERRA (2005); BRONCKART (2006); COSTA-HUBES E SIMIONI (2014); DOLZ,
NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004); CRISTOVÃO (2007); CRISTOVÃO E STURTZ (2011); LIBÂNEO (1994), . AS
DISCUSSÕES EMPREENDIDAS NESTA PESQUISA APONTAM A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL
COMPREENDER AS PRÁTICAS LINGUAGEIRAS COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO TRABALHO DO PROFESSOR E REFLETIR
SOBRE O PROCESSO DE PLANIFICAÇÃO DAS AÇÕES DOCENTES, EM CONTEXTO REMOTO, VIABILIZANDO O
DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGENS, POR PARTE DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO, ATRAVÉS DE
EXERCÍCIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA