O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA QUE O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO DOCENTE NA ESCOLA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), GERENCIADO PELA COORDENAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), PROPICIOU A LICENCIANDOS EM FORMAÇÃO INICIAL. TRATA-SE DE UMA EXPOSIÇÃO SOB O OLHAR DE DOIS BOLSISTAS, DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/UEPB, ORIUNDA DA INSERÇÃO À SALA DE AULA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ESCOLA MUNICIPAL CEAI DR. JOÃO PEREIRA DE ASSIS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, NO CONTEXTO EM QUE AS AULAS FORAM MINISTRADAS DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DO COVID-19, EM 2020, MOMENTO EM QUE AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS COMEÇARAM A SUCEDER REMOTAMENTE. A ATIVIDADE DISCUTIDA E REFLETIDA É PAUTADA EM UMA PESQUISA-AÇÃO REFERENTE AO TRABALHO PLANIFICADO E REALIZADO (AMIGUES, 2004) A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO TEXTUAL CORDEL. NESSE SENTIDO, SERÁ EXPLANADA AS DIFICULDADES E RESULTADOS OBTIDOS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO ALUNADO ACERCA DO GÊNERO SUPRACITADO, TANTO NO RECONHECIMENTO, QUANTO NA SUA PRODUÇÃO. ESTE RELATO COMPREENDERÁ AS CONSIDERAÇÕES DE MACHADO (2003) AO CONTEMPLAR OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS METODOLÓGICO-EDUCATIVAS, BEM COMO KOCH E ELIAS (2015) QUE ASSUMEM O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA COM FOCO NA INTERAÇÃO. ESPERA-SE QUE AO FINAL DESTE EXERCÍCIO, SE TORNE POSSÍVEL A COMPREENSÃO SOBRE COMO O TRABALHO DO PROFESSOR SE DÁ POR UM PROCESSO QUE REQUER ESFORÇO, DEDICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO E, AO MESMO TEMPO, QUE O FRACASSO ESCOLAR E, ESPECIALMENTE DO ALUNO, NEM SEMPRE É RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL EM QUESTÃO.