A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS TEM O INTUITO DE POSSIBILITAR AOS EDUCANDOS UMA VERDADEIRA CONSTRUÇÃO DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO, DA PRÁTICA, DA EXPERIÊNCIA, ATRAVÉS DE INÚMEROS RECURSOS METODOLÓGICOS QUE O PROFESSOR PODE UTILIZAR PARA BENEFICIAR E FAVORECER A APRENDIZAGEM EFICAZ DE SEUS ESTUDANTES. ESTA PESQUISA BUSCA MOSTRAR A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE PROJETOS APLICADAS NAS TURMAS DO 6º E 7º ANOS DA EEEF ANTENOR NAVARRO, EM GUARABIRA/PB. A PRÁTICA ACONTECEU DURANTE AS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DOS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP), CONCILIADO AO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. FORAM CRIADOS OS PROJETOS GEOGAMIFICAÇÃO, NORDESTINE-SE!, GEOARRAIÁ E GEOMAQUETE, COM O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS. OS CONTEÚDOS FORAM ABORDADOS PARA OS ALUNOS A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS COM O INTUITO DE RELACIONAR OS CONTEÚDOS À PRÁTICA. OS RESULTADOS ENCONTRADOS SE TRADUZIRAM EM AULAS REMOTAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS, A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE CONSEGUIRAM ATRAIR A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES, BEM COMO A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS. TAIS RESULTADOS POSSIBILITARAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA DURANTE A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DO PRP.