DIANTE DAS DIFICULDADES TRAZIDAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO ENSINO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) SE PROPÔS A PREPARAR BOLSISTAS PARA OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, TRAZENDO RECURSOS E SUPORTES DE OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NESSE MODELO DE ENSINO. SENDO ASSIM, UTILIZAMOS SIMULADORES E JOGOS QUE DARIAM SUSTENDO A ABORDAGEM ESCOLHIDA PARA SE TRABALHAR. ESTE ARTIGO VAI MOSTRAR COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE PLANEJAMENTO DO MINICURSO DE ENERGIA PARA OS BOLSISTAS ENVOLVIDOS NO PROCESSO, COMO FOI O PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR METODOLOGIAS PARA O ENSINO REMOTO E A CRIAÇÃO DA PRÓPRIA IDENTIDADE EM SALA DE AULA, QUAIS AS FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA TRABALHAR OS CONTEÚDOS E OS IMPACTOS E DIFICULDADES QUE O PROJETO TEVE NA VIDA DOS BOLSISTAS.