O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) VEM POSSIBILITANDO DESDE A SUA CRIAÇÃO O FORTALECIMENTO ENTRE FORMAÇÃO DOCENTE, CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E ENSINO PÚBLICO. A JUNÇÃO DESSES TRÊS PILARES POSSIBILITA AO PROFESSOR RESIDENTE O CONHECIMENTO PRÁTICO QUANDO INSERIDO NO CONTEXTO DE SALA DE AULA, APERFEIÇOANDO, DESSA FORMA, SUA PRÁTICA DOCENTE. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO OBJETIVO RELATAR DE QUE FORMA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (VIGÊNCIA 2020/2022) CONTRIBUIU PARA MINHA PRÁTICA ENQUANTO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO INICIAL. NOSSO PERCURSO TEÓRICO ABARCA OS ESTUDOS DE BEHAR (2020), COSCARELLI (2020), DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), HODGES (2020), MOREIRA E BARROS (2020), PAIVA (1997), SAVIANI E GALVÃO (2021), E SILVA E FERREIRA (2021). TAMBÉM NOS ANCORAMOS NO SITE OFICIAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA PARCEIRA. CONCLUÍMOS, DESSA FORMA, QUE ESTE PROGRAMA POSSIBILITA AO RESIDENTE EXPERIÊNCIAS QUE SÃO NORTEADORAS PARA SUA (RE/DE) CONSTRUÇÃO ENQUANTO PROFESSOR EM FORMAÇÃO.