O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXPOR AS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LETRAS/ESPANHOL ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA REALIZADAS NO CAMPUS VI/ MONTEIRO, NO PERÍODO ENTRE OUTUBRO DE 2020 ATÉ MARÇO DE 2022. AS DISCUSSÕES APRESENTADAS AQUI SÃO FRUTO DE UM MINICURSO DE ESPANHOL VOLTADO PARA A COMUNIDADE MINISTRADO POR NÓS, RESIDENTES, NO QUAL PROCURAMOS DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE PRÁTICAS DA ORALIDADE PARA AS AULAS DE ELE, BUSCANDO PRINCIPALMENTE ABORDAGENS DE INTERAÇÕES COMUNICATIVAS, ATRAVÉS DE VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A ORALIDADE PRECISA SER TRABALHADA, POR ISSO É NECESSÁRIO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA QUE O ALUNO POSSA ADQUIRIR UM CONHECIMENTO EFICIENTE E O PROFESSOR TAMBÉM POSSA OBTER EXPERIÊNCIA EM SUA PRÁTICA DOCENTE. DESSE MODO, UTILIZAMOS PARA O APORTE TEÓRICO ESCALANTE (2016), FREIRE (2013), LIBÂNEO (2013), ENTRE OUTROS. OBTIVEMOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM ORAL DO ALUNADO, QUE APRENDERAM A FAZER USO DE VOCABULÁRIOS EM CONTEXTOS COM COERÊNCIA.