A LITERATURA É A EXPRESSÃO SIMBÓLICA MAIS PRÓXIMA DE UMA EXPERIÊNCIA DIRETA DO HOMEM COM AQUILO QUE ELE LÊ E COM AQUILO QUE ELE VIVE, ISTO É, A SUA REALIDADE. O CONTATO COM OUTRAS VIDAS, POR MEIO DOS PERSONAGENS FICTÍCIOS DESSAS HISTÓRIAS, NOS FAZ REFLETIR A RESPEITO DE SITUAÇÕES COTIDIANAS OU DAS QUE PODERÃO SURGIR. SOB ESSA PERSPECTIVA, DENTRO DE UMA DISCIPLINA ELETIVA INTITULADA “QUERO SER UM CIENTISTA”, A FIM DE RELACIONAR COM ESTE TEMA, FOI PENSADO TRABALHAR A OBRA FRANKENSTEIN, DE MARY SHELLY, COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA REFLEXÃO AO ESTUDANTE A RESPEITO DO QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM CIENTISTA, OBSERVANDO A VIDA DE UM PERSONAGEM FICTÍCIO, VICTOR FRANKENSTEIN, UM ESTUDANTE DE CIÊNCIAS NATURAIS, QUE LOGO MAIS VIRIA TORNAR-SE UM CIENTISTA. ESTA AÇÃO FOI DESENVOLVIDA POR DUAS BOLSISTAS DO PIBID, NA ESCOLA ESTADUAL ECI DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, ONDE A DISCIPLINA CONTA COM A PRESENÇA DE ALUNOS DO 9° ANO, 1°, 2° E 3° ANOS DO MÉDIO, POR MEIO DE AULAS SÍNCRONAS EXPOSITIVAS ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA, APRESENTAÇÃO DA OBRA E, POR FIM, SUA ANÁLISE. PORTANTO, A PARTIR DOS RESULTADOS E ANÁLISES FEITOS, OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR, ASSOCIAR E REFLETIR SOBRE ALGUMAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS PELO PROTAGONISTA, ATINGINDO ASSIM O OBJETIVO QUE CORRESPONDE ESTE TRABALHO, PROMOVENDO UMA NOVA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO A LITERATURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.