DIANTE DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MUNDO E QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, AINDA É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA AINDA NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS NOVAS DEMANDAS DA JUVENTUDE ATUAL. BUSCANDO ALÇAR TRANSFORMAÇÕES NESTE CONTEXTO, APONTAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITAM TORNAR O ESTUDANTE UM PERSONAGEM ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, ALÉM DE DAR ÊNFASE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, TENDO EM VISTA QUE PENSAR EM METODOLOGIAS, ESTRUTURAR OBJETIVOS E CAMINHOS PARA APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS SÃO AÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE CONSIGA A APRENDIZAGEM. NESSE TRABALHO DESCREVEREMOS AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA UMA ATIVIDADE DO PIBID DE FÍSICA DA UEPB, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS LEIS DE NEWTON. O PLANEJAMENTO ACONTECEU NO DECORRER DE DOIS MESES E FOI DIVIDIDO EM ALGUMAS ETAPAS QUE DISCUTIAM FORMAÇÃO GERAL COM TEMAS RELEVANTES A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA E A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM SI, COM AS SEQUÊNCIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, TODOS ESSES PENSADOS PARA O MOMENTO DE ENSINO REMOTO. DE FORMA GERAL, ENTENDEMOS QUE NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DIANTE DO QUE NOS PROPOMOS A OBSERVAR E CONSTRUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, CONSIDERAMOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO, BUSCANDO FORMAS DE SUPERÁ-LAS E AINDA APONTANDO AS CONTRIBUIÇÕES, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROGRAMA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES ENVOLVIDOS, INDICANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AULA.