Artigo Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LEIS DE NEWTON E O ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, LEIS DE NEWTON, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85275
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => """
      LEIS DE NEWTON E O ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO DE \r\n
      UMA PROPOSTA PARA O ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => "DIANTE DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MUNDO E QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, AINDA É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA AINDA NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS NOVAS DEMANDAS DA JUVENTUDE ATUAL. BUSCANDO ALÇAR TRANSFORMAÇÕES NESTE CONTEXTO, APONTAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITAM TORNAR O ESTUDANTE UM PERSONAGEM ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, ALÉM DE DAR ÊNFASE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, TENDO EM VISTA QUE PENSAR EM METODOLOGIAS, ESTRUTURAR OBJETIVOS E CAMINHOS PARA APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS SÃO AÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE CONSIGA A APRENDIZAGEM. NESSE TRABALHO DESCREVEREMOS AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA UMA ATIVIDADE DO PIBID DE FÍSICA DA UEPB, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS LEIS DE NEWTON.  O PLANEJAMENTO ACONTECEU NO DECORRER DE DOIS MESES E FOI DIVIDIDO EM ALGUMAS ETAPAS QUE DISCUTIAM FORMAÇÃO GERAL COM TEMAS RELEVANTES A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA E A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM SI, COM AS SEQUÊNCIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, TODOS ESSES PENSADOS PARA O MOMENTO DE ENSINO REMOTO. DE FORMA GERAL, ENTENDEMOS QUE NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DIANTE DO QUE NOS PROPOMOS A OBSERVAR E CONSTRUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, CONSIDERAMOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO, BUSCANDO FORMAS DE SUPERÁ-LAS E AINDA APONTANDO AS CONTRIBUIÇÕES, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROGRAMA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES ENVOLVIDOS, INDICANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, LEIS DE NEWTON, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID110_09032022181408.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZIANE FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LIZIANE"
    "autor_email" => "lizianefisica2017@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85275
    "edicao_id" => 202
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => """
      LEIS DE NEWTON E O ENSINO MÉDIO: PLANEJAMENTO DE \r\n
      UMA PROPOSTA PARA O ENSINO REMOTO
      """
    "resumo" => "DIANTE DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MUNDO E QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, AINDA É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA AINDA NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS NOVAS DEMANDAS DA JUVENTUDE ATUAL. BUSCANDO ALÇAR TRANSFORMAÇÕES NESTE CONTEXTO, APONTAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITAM TORNAR O ESTUDANTE UM PERSONAGEM ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, ALÉM DE DAR ÊNFASE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, TENDO EM VISTA QUE PENSAR EM METODOLOGIAS, ESTRUTURAR OBJETIVOS E CAMINHOS PARA APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS SÃO AÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE CONSIGA A APRENDIZAGEM. NESSE TRABALHO DESCREVEREMOS AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA UMA ATIVIDADE DO PIBID DE FÍSICA DA UEPB, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS LEIS DE NEWTON.  O PLANEJAMENTO ACONTECEU NO DECORRER DE DOIS MESES E FOI DIVIDIDO EM ALGUMAS ETAPAS QUE DISCUTIAM FORMAÇÃO GERAL COM TEMAS RELEVANTES A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA E A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM SI, COM AS SEQUÊNCIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, TODOS ESSES PENSADOS PARA O MOMENTO DE ENSINO REMOTO. DE FORMA GERAL, ENTENDEMOS QUE NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DIANTE DO QUE NOS PROPOMOS A OBSERVAR E CONSTRUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, CONSIDERAMOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO, BUSCANDO FORMAS DE SUPERÁ-LAS E AINDA APONTANDO AS CONTRIBUIÇÕES, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROGRAMA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES ENVOLVIDOS, INDICANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, LEIS DE NEWTON, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID110_09032022181408.pdf"
    "created_at" => "2022-04-27 09:52:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZIANE FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LIZIANE"
    "autor_email" => "lizianefisica2017@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Resumo

DIANTE DAS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO MUNDO E QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NAS DIVERSAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, AINDA É POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS DE ENSINO NA ESCOLA AINDA NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS NOVAS DEMANDAS DA JUVENTUDE ATUAL. BUSCANDO ALÇAR TRANSFORMAÇÕES NESTE CONTEXTO, APONTAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE POSSIBILITAM TORNAR O ESTUDANTE UM PERSONAGEM ATIVO NA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, ALÉM DE DAR ÊNFASE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, TENDO EM VISTA QUE PENSAR EM METODOLOGIAS, ESTRUTURAR OBJETIVOS E CAMINHOS PARA APLICAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS SÃO AÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE CONSIGA A APRENDIZAGEM. NESSE TRABALHO DESCREVEREMOS AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS PARA UMA ATIVIDADE DO PIBID DE FÍSICA DA UEPB, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS LEIS DE NEWTON. O PLANEJAMENTO ACONTECEU NO DECORRER DE DOIS MESES E FOI DIVIDIDO EM ALGUMAS ETAPAS QUE DISCUTIAM FORMAÇÃO GERAL COM TEMAS RELEVANTES A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA E A ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM SI, COM AS SEQUÊNCIAS E MATERIAIS DIDÁTICOS, TODOS ESSES PENSADOS PARA O MOMENTO DE ENSINO REMOTO. DE FORMA GERAL, ENTENDEMOS QUE NOSSOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS DIANTE DO QUE NOS PROPOMOS A OBSERVAR E CONSTRUIR NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, CONSIDERAMOS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS DURANTE O PROCESSO, BUSCANDO FORMAS DE SUPERÁ-LAS E AINDA APONTANDO AS CONTRIBUIÇÕES, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS INTEGRANTES DO PROGRAMA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES SUPERVISORES ENVOLVIDOS, INDICANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.