ESTE É UM RELATO ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA (PRP), DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. O OBJETIVO DESTE RELATO É O DE COMPARTILHAR A ABORDAGEM SOBRE A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA (CNV), CONFORME APRESENTADA EM LIVRO POR MARSHALL ROSENBERG (2006), COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA REFLEXÃO SOBRE AS ATITUDES QUE ENVOLVEM A VIOLÊNCIA ESCOLAR. O CONTATO COM A TEMÁTICA DA CNV NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR DEU-SE NO “MOMENTO DIDÁTICO-CULTURAL” QUE ERA REALIZADO NA ABERTURA DOS ENCONTROS COLETIVOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. DIANTE DA DIFICULDADE DE INTERAÇÃO NA ESCOLA, A NOSSA EXPERIÊNCIA SE CARACTERIZOU PELO APROFUNDAMENTO COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÃO DA TEMÁTICA ACOMPANHADO PELA MEDIAÇÃO COMPARTILHADA DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS PELA PRECEPTORA NO AMBIENTE ESCOLAR. CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE E AMPLITUDE DE ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA ESCOLAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE A CNV COM UMA POSSIBILIDADE DE NOS ATENTARMOS, DE FORMA CONSCIENTE, DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE SE REALIZAM NO AMBIENTE ESCOLAR.