Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DO PODCAST NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: PODCAST, TIDICS, MATHCAST, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84904
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 1228
    "titulo" => "O USO DO PODCAST NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUANTO AO USO DE PODCAST, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS INSERIR OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BUSCA DE APRIMORAR A FORMAÇÃO E DESENVOLVER DIFERENTES PROJETOS, PROPORCIONANDO AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE SER ATIVO NA PRÁTICA DOCENTE E ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, TEVE QUE SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. NESSE CONTEXTO, FOI CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONCRETIZAÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MANEIRAS DE MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO DE MATEMÁTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP BAURU, TRABALHOU EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS , NA CIDADE DE BAURU, SENDO QUE O PRIMEIRO E SEGUNDO AUTORES DESTE TRABALHO, LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ATUAM COMO RESIDENTES VOLUNTÁRIOS NA E. E. JOÃO MARINGONI. DURANTE AS ATIVIDADES, OS RESIDENTES REALIZARAM ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUZIRAM PODCASTS, QUE SINTETIZAVAM E EXEMPLIFICAVAM O CONTEÚDO PROPOSTO DE ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. O PODCAST, INTITULADO “MATHCAST” MOSTRA SITUAÇÕES PROBLEMAS HIPOTÉTICAS, ONDE OS AUTORES INTERPRETARAM PERSONAGENS E SIMULARAM SITUAÇÕES ONDE SERIAM UTILIZADOS OS CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME DE PRIMAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS PODCASTS, FOI POSSÍVEL TRABALHAR COM UM PRODUTO EDUCACIONAL NOVO E TECNOLÓGICO, A FIM DE GERAR MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, DESPERTANDO INTERESSE NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, COMO UM EXCELENTE RECURSO A SER UTILIZADO NA PRÁTICA DOCENTE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PODCAST, TIDICS, MATHCAST, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1228_04112021152805.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIAS OLIVEIRA VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELIAS"
    "autor_email" => "elias.ov.santos@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84904
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 1228
    "titulo" => "O USO DO PODCAST NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUANTO AO USO DE PODCAST, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS INSERIR OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BUSCA DE APRIMORAR A FORMAÇÃO E DESENVOLVER DIFERENTES PROJETOS, PROPORCIONANDO AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE SER ATIVO NA PRÁTICA DOCENTE E ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, TEVE QUE SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. NESSE CONTEXTO, FOI CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONCRETIZAÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MANEIRAS DE MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO DE MATEMÁTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP BAURU, TRABALHOU EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS , NA CIDADE DE BAURU, SENDO QUE O PRIMEIRO E SEGUNDO AUTORES DESTE TRABALHO, LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ATUAM COMO RESIDENTES VOLUNTÁRIOS NA E. E. JOÃO MARINGONI. DURANTE AS ATIVIDADES, OS RESIDENTES REALIZARAM ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUZIRAM PODCASTS, QUE SINTETIZAVAM E EXEMPLIFICAVAM O CONTEÚDO PROPOSTO DE ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. O PODCAST, INTITULADO “MATHCAST” MOSTRA SITUAÇÕES PROBLEMAS HIPOTÉTICAS, ONDE OS AUTORES INTERPRETARAM PERSONAGENS E SIMULARAM SITUAÇÕES ONDE SERIAM UTILIZADOS OS CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME DE PRIMAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS PODCASTS, FOI POSSÍVEL TRABALHAR COM UM PRODUTO EDUCACIONAL NOVO E TECNOLÓGICO, A FIM DE GERAR MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, DESPERTANDO INTERESSE NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, COMO UM EXCELENTE RECURSO A SER UTILIZADO NA PRÁTICA DOCENTE."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PODCAST, TIDICS, MATHCAST, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1228_04112021152805.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIAS OLIVEIRA VIEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELIAS"
    "autor_email" => "elias.ov.santos@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUANTO AO USO DE PODCAST, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS INSERIR OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BUSCA DE APRIMORAR A FORMAÇÃO E DESENVOLVER DIFERENTES PROJETOS, PROPORCIONANDO AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE SER ATIVO NA PRÁTICA DOCENTE E ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, TEVE QUE SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. NESSE CONTEXTO, FOI CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONCRETIZAÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MANEIRAS DE MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO DE MATEMÁTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP BAURU, TRABALHOU EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS , NA CIDADE DE BAURU, SENDO QUE O PRIMEIRO E SEGUNDO AUTORES DESTE TRABALHO, LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ATUAM COMO RESIDENTES VOLUNTÁRIOS NA E. E. JOÃO MARINGONI. DURANTE AS ATIVIDADES, OS RESIDENTES REALIZARAM ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUZIRAM PODCASTS, QUE SINTETIZAVAM E EXEMPLIFICAVAM O CONTEÚDO PROPOSTO DE ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. O PODCAST, INTITULADO “MATHCAST” MOSTRA SITUAÇÕES PROBLEMAS HIPOTÉTICAS, ONDE OS AUTORES INTERPRETARAM PERSONAGENS E SIMULARAM SITUAÇÕES ONDE SERIAM UTILIZADOS OS CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME DE PRIMAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS PODCASTS, FOI POSSÍVEL TRABALHAR COM UM PRODUTO EDUCACIONAL NOVO E TECNOLÓGICO, A FIM DE GERAR MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, DESPERTANDO INTERESSE NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, COMO UM EXCELENTE RECURSO A SER UTILIZADO NA PRÁTICA DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.