O USO DO PODCAST NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84904 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1228 "titulo" => "O USO DO PODCAST NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUANTO AO USO DE PODCAST, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS INSERIR OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BUSCA DE APRIMORAR A FORMAÇÃO E DESENVOLVER DIFERENTES PROJETOS, PROPORCIONANDO AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE SER ATIVO NA PRÁTICA DOCENTE E ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, TEVE QUE SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. NESSE CONTEXTO, FOI CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONCRETIZAÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MANEIRAS DE MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO DE MATEMÁTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP BAURU, TRABALHOU EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS , NA CIDADE DE BAURU, SENDO QUE O PRIMEIRO E SEGUNDO AUTORES DESTE TRABALHO, LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ATUAM COMO RESIDENTES VOLUNTÁRIOS NA E. E. JOÃO MARINGONI. DURANTE AS ATIVIDADES, OS RESIDENTES REALIZARAM ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUZIRAM PODCASTS, QUE SINTETIZAVAM E EXEMPLIFICAVAM O CONTEÚDO PROPOSTO DE ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. O PODCAST, INTITULADO “MATHCAST” MOSTRA SITUAÇÕES PROBLEMAS HIPOTÉTICAS, ONDE OS AUTORES INTERPRETARAM PERSONAGENS E SIMULARAM SITUAÇÕES ONDE SERIAM UTILIZADOS OS CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME DE PRIMAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS PODCASTS, FOI POSSÍVEL TRABALHAR COM UM PRODUTO EDUCACIONAL NOVO E TECNOLÓGICO, A FIM DE GERAR MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, DESPERTANDO INTERESSE NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, COMO UM EXCELENTE RECURSO A SER UTILIZADO NA PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PODCAST, TIDICS, MATHCAST, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1228_04112021152805.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS OLIVEIRA VIEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIAS" "autor_email" => "elias.ov.santos@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84904 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1228 "titulo" => "O USO DO PODCAST NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUANTO AO USO DE PODCAST, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS INSERIR OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BUSCA DE APRIMORAR A FORMAÇÃO E DESENVOLVER DIFERENTES PROJETOS, PROPORCIONANDO AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE SER ATIVO NA PRÁTICA DOCENTE E ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, TEVE QUE SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. NESSE CONTEXTO, FOI CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONCRETIZAÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MANEIRAS DE MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO DE MATEMÁTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP BAURU, TRABALHOU EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS , NA CIDADE DE BAURU, SENDO QUE O PRIMEIRO E SEGUNDO AUTORES DESTE TRABALHO, LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ATUAM COMO RESIDENTES VOLUNTÁRIOS NA E. E. JOÃO MARINGONI. DURANTE AS ATIVIDADES, OS RESIDENTES REALIZARAM ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUZIRAM PODCASTS, QUE SINTETIZAVAM E EXEMPLIFICAVAM O CONTEÚDO PROPOSTO DE ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. O PODCAST, INTITULADO “MATHCAST” MOSTRA SITUAÇÕES PROBLEMAS HIPOTÉTICAS, ONDE OS AUTORES INTERPRETARAM PERSONAGENS E SIMULARAM SITUAÇÕES ONDE SERIAM UTILIZADOS OS CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME DE PRIMAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS PODCASTS, FOI POSSÍVEL TRABALHAR COM UM PRODUTO EDUCACIONAL NOVO E TECNOLÓGICO, A FIM DE GERAR MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, DESPERTANDO INTERESSE NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, COMO UM EXCELENTE RECURSO A SER UTILIZADO NA PRÁTICA DOCENTE." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PODCAST, TIDICS, MATHCAST, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1228_04112021152805.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIAS OLIVEIRA VIEIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIAS" "autor_email" => "elias.ov.santos@unesp.br" "autor_ies" => "UNESP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }