ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISES A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO HELENA KOLODY, SARANDI-PR
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84751 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 641 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISES A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO HELENA KOLODY, SARANDI-PR" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE AVALIAÇÕES FEITAS COM AS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO COLÉGIO HELENA KOLODY, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CARÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MOSTRAM QUE OS ALUNOS POSSUEM GRANDES DIFICULDADES NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COM BASE NISSO, FOI PROPOSTO A ELABORAÇÃO DE UM RELATO SE COLOCANDO COMO UM INDÍGENA OU UM COLONIZADOR QUE VIVEU O MOMENTO DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL EM 1500. EDSON SILVA E MARIA DA PENHA DA SILVA EM SUA OBRA “AS DIVERSIDADES ÉTNICAS NO BRASIL: DESAFIO A PRÁTICAS ESCOLARES” ESCREVEM SOBRE A NECESSIDADE DE INSERIR EM UM AMBIENTE ESCOLAR AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, VISANDO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO, PARA ALÉM DISSO, ENSINAR HISTÓRIA INDÍGENA É ELUCIDAR OS ALUNOS DAS ORIGENS DO SEU PAÍS E COMBATER UMA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA. OUTROS AUTORES, COMO LUDMILA M. LIGÓRIO AFIRMA QUE É PRECISO ENTENDER A CULTURA INDÍGENA PARA DESMISTIFICAR CONCEITOS ERRÔNEOS. COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES POSSUEM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, COMETENDO DIVERSOS ANACRONISMOS, INCOERÊNCIAS HISTÓRICAS E ERROS GRAMATICAIS. SENDO ASSIM A IDEIA DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A DE FAZER COM QUE OS ALUNOS REFLITAM SOBRE OUTRAS REALIDADES, E COMBATER DE CERTA FORMA A VISÃO EUROCÊNTRICA QUE SE TEM SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL. PARA ALÉM DISSO INCENTIVÁ-LOS A ESCRITA, JÁ QUE POSSUEM DIFICULDADES." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDÍGENA, HISTÓRIA, DIVERSIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID1010_17112021093454.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAINÁ CORREIA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "THAINÁ " "autor_email" => "correiasthaina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84751 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 641 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DA HISTÓRIA INDÍGENA NO ENSINO BÁSICO: ANÁLISES A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS SÉTIMOS ANOS DO COLÉGIO HELENA KOLODY, SARANDI-PR" "resumo" => "O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE AVALIAÇÕES FEITAS COM AS TURMAS DE SÉTIMO ANO DO COLÉGIO HELENA KOLODY, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CARÊNCIA DE ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO COLÉGIO MOSTRAM QUE OS ALUNOS POSSUEM GRANDES DIFICULDADES NA ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, COM BASE NISSO, FOI PROPOSTO A ELABORAÇÃO DE UM RELATO SE COLOCANDO COMO UM INDÍGENA OU UM COLONIZADOR QUE VIVEU O MOMENTO DE DESCOBRIMENTO DO BRASIL EM 1500. EDSON SILVA E MARIA DA PENHA DA SILVA EM SUA OBRA “AS DIVERSIDADES ÉTNICAS NO BRASIL: DESAFIO A PRÁTICAS ESCOLARES” ESCREVEM SOBRE A NECESSIDADE DE INSERIR EM UM AMBIENTE ESCOLAR AS DIFERENÇAS ÉTNICAS, VISANDO COMBATER A DISCRIMINAÇÃO, PARA ALÉM DISSO, ENSINAR HISTÓRIA INDÍGENA É ELUCIDAR OS ALUNOS DAS ORIGENS DO SEU PAÍS E COMBATER UMA HISTÓRIA EUROCÊNTRICA. OUTROS AUTORES, COMO LUDMILA M. LIGÓRIO AFIRMA QUE É PRECISO ENTENDER A CULTURA INDÍGENA PARA DESMISTIFICAR CONCEITOS ERRÔNEOS. COMO RESULTADO PERCEBEU-SE QUE OS DISCENTES POSSUEM POUCO CONHECIMENTO ACERCA DO ASSUNTO, COMETENDO DIVERSOS ANACRONISMOS, INCOERÊNCIAS HISTÓRICAS E ERROS GRAMATICAIS. SENDO ASSIM A IDEIA DA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A DE FAZER COM QUE OS ALUNOS REFLITAM SOBRE OUTRAS REALIDADES, E COMBATER DE CERTA FORMA A VISÃO EUROCÊNTRICA QUE SE TEM SOBRE A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL. PARA ALÉM DISSO INCENTIVÁ-LOS A ESCRITA, JÁ QUE POSSUEM DIFICULDADES." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INDÍGENA, HISTÓRIA, DIVERSIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID1010_17112021093454.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAINÁ CORREIA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "THAINÁ " "autor_email" => "correiasthaina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }