ELETRICIDADE E MAGNETISMO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A MODALIDADE REMOTA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84716 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 335 "inscrito_id" => 1549 "titulo" => "ELETRICIDADE E MAGNETISMO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A MODALIDADE REMOTA" "resumo" => "COM AS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, O PROFESSOR DE FÍSICA PRECISOU DESENVOLVER HABILIDADES ALÉM DAQUELAS ÀS QUAIS RECEBEU FORMAÇÃO. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO CONTA COM O RELATO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR QUATRO PROFESSORES EM FORMAÇÃO, NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO. FUNDAMENTADAS NA DINAMICIDADE DA ETAPA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O SABER ENSINADO E NOS ENCAMINHAMENTOS DISPOSTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, AS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS PARA OS TÓPICOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO CONTARAM COM TRÊS DIMENSÕES METODOLÓGICAS. A PRIMEIRA DIMENSÃO SE DESENVOLVEU NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E SE MOSTROU EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA PARA AS AULAS DE LABORATÓRIO, SENDO COMPLEMENTADAS E CONTEXTUALIZADAS COM A DIMENSÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA COMO COMPONENTE DE CONSTATAÇÃO DE QUE A CIÊNCIA NÃO SE DESENVOLVE DE MANEIRA LINEAR E QUE REFLETE AS CONDIÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DE SEU TEMPO. ENTENDENDO AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ENSINO REMOTO, A TERCEIRA DIMENSÃO SE DESENVOLVEU NA PERSPECTIVA REPRESENTACIONAL DAS AULAS, COM O USO DE SOFTWARES DE SIMULAÇÃO E DE MODELAGEM 3D, O QUE FOI FUNDAMENTAL NA ABORDAGEM DOS MODELOS DE CAMPO VETORIAL E DAS REGRAS QUE DETERMINAM O SENTIDO DE VETORES. RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS E COMENTÁRIOS DOS ESTUDANTES PERMITIRAM AVALIAR DE MANEIRA POSITIVA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO EMPREGADAS, O QUE SE REFLETIU NAS AVALIAÇÕES DOS CONTEÚDOS ABORDADOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ELETRICIDADE E MAGNETISMO, ENSINO REMOTO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, EXPERIMENTOS, TIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1549_28102021131432.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MIRANDA DALCHAU" "autor_nome_curto" => "BRUNO DALCHAU" "autor_email" => "bruno.dalchau@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84716 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 335 "inscrito_id" => 1549 "titulo" => "ELETRICIDADE E MAGNETISMO: ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A MODALIDADE REMOTA" "resumo" => "COM AS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, O PROFESSOR DE FÍSICA PRECISOU DESENVOLVER HABILIDADES ALÉM DAQUELAS ÀS QUAIS RECEBEU FORMAÇÃO. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO CONTA COM O RELATO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR QUATRO PROFESSORES EM FORMAÇÃO, NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO. FUNDAMENTADAS NA DINAMICIDADE DA ETAPA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O SABER ENSINADO E NOS ENCAMINHAMENTOS DISPOSTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, AS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS PARA OS TÓPICOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO CONTARAM COM TRÊS DIMENSÕES METODOLÓGICAS. A PRIMEIRA DIMENSÃO SE DESENVOLVEU NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E SE MOSTROU EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA PARA AS AULAS DE LABORATÓRIO, SENDO COMPLEMENTADAS E CONTEXTUALIZADAS COM A DIMENSÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA COMO COMPONENTE DE CONSTATAÇÃO DE QUE A CIÊNCIA NÃO SE DESENVOLVE DE MANEIRA LINEAR E QUE REFLETE AS CONDIÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DE SEU TEMPO. ENTENDENDO AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ENSINO REMOTO, A TERCEIRA DIMENSÃO SE DESENVOLVEU NA PERSPECTIVA REPRESENTACIONAL DAS AULAS, COM O USO DE SOFTWARES DE SIMULAÇÃO E DE MODELAGEM 3D, O QUE FOI FUNDAMENTAL NA ABORDAGEM DOS MODELOS DE CAMPO VETORIAL E DAS REGRAS QUE DETERMINAM O SENTIDO DE VETORES. RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS E COMENTÁRIOS DOS ESTUDANTES PERMITIRAM AVALIAR DE MANEIRA POSITIVA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO EMPREGADAS, O QUE SE REFLETIU NAS AVALIAÇÕES DOS CONTEÚDOS ABORDADOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "ELETRICIDADE E MAGNETISMO, ENSINO REMOTO, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, EXPERIMENTOS, TIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID1549_28102021131432.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO MIRANDA DALCHAU" "autor_nome_curto" => "BRUNO DALCHAU" "autor_email" => "bruno.dalchau@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }