NA ATUALIDADE INSTIGAR O ALUNO A SER ATUANTE NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, VISTO QUE AS AULAS SE ENCONTRAM DE FORMA REMOTA. O USO DE TECNOLOGIAS E MÉTODOS INOVADORES COMO METODOLOGIAS ATIVAS DESPERTAM O INTERESSE NO ALUNO, E ESSAS TEM CONTRIBUÍDO DURANTE A PANDEMIA; É PERCEPTÍVEL A DESMOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO. DESTE MODO O JOGO QUIZ É UM RECURSO QUE SE ADAPTA A UMA PLATAFORMA DIGITAL E FAZ COM QUE A ABORDAGEM SEJA SIMPLES, ALÉM DE QUE FOGE DO MÉTODO TRADICIONAL DE AVALIAÇÃO. VISTO AS VANTAGENS E OPORTUNIDADES QUE A UTILIZAÇÃO DO QUIZ OFERECE, UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DO QUIZ COM O OBJETIVO DE REVISAR, FIXAR E AVALIAR O ALUNADO. ASSIM A PRATICA PEDAGÓGICA FORA EXECUTADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCES NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PARÁ, SENDO APLICADO AOS ALUNOS DO 1° ANO. A PRÁTICA RELATADA FAZ PARTE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE BOLSAS PIBID NO QUAL AS AUTORAS FAZEM PARTE. A METODOLOGIA FOI MONTADA UTILIZANDO O SOFTWARE POWER POINT, E COMPOSTO POR 10 PERGUNTAS RELACIONADAS A TEMÁTICA PROCARIONTES E EUCARIONTES. A PRATICA SE MOSTROU EFICAZ, E JULGA-SE NECESSÁRIO A INSERÇÃO DE DIDÁTICAS MAIS EFETIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESTA FORMA A METODOLOGIA DESPERTA A PARTICIPAÇÃO EM EQUIPE E PRÓ-ATIVIDADE.