ESTE ESTUDO OBJETIVA RELATAR EXPERIÊNCIAS VIVIDAS COM ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO
MÉDIO, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ANA PONTES FRANCEZ, SITUADA NO MUNICÍPIO
DE TUCURUÍ/PA. O FOCO DO TRABALHO FOI A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO (TICS), PARA MELHORAR O ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS.
ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
(PIBID), PÔDE-SE PERCEBER QUE O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DAS TICS SÃO BEM
ACEITAS ENTRE OS JOVENS, ELAS AUXILIAM NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E PROMOVEM UM
APRENDIZADO MAIS DINÂMICO E EFICIENTE. COM ISSO, ATRAVÉS DE AULAS DINÂMICAS E
LÚDICAS, REALIZOU-SE TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUTUROS
PROFESSORES, RESPEITANDO SEMPRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS EDUCANDOS. OBSERVOU-SE
TAMBÉM QUE, APESAR DE ALGUMAS DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OS
RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE OS ESTUDANTES PUDERAM ASSOCIAR O
CONHECIMENTO ATUAL COM CONTEÚDOS JÁ ABORDADOS EM AULAS ANTERIORES, E TAMBÉM AO
SEU COTIDIANO, PROMOVENDO ASSIM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.