Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AULAS DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)

Palavra-chaves: CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84640
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 1739
    "titulo" => "AULAS DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)"
    "resumo" => "O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) VEM REALIZANDO VÁRIAS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO DESDE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, SENDO UMA DELAS A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, OFERTADA A ALUNOS INGRESSANTES EM 2020. DENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, ESTAVAM O ACOMPANHAMENTO E A OBSERVAÇÃO DE AULAS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ.  ESSAS PREMISSAS JUSTIFICAM ESTA PESQUISA QUE OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR AS AULAS REMOTAS, ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, REALIZADAS POR UM ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA, VOLTADAS PARA ESTUDANTES DO 8º E 9º ANO DA REDE PÚBLICA DO REFERIDO MUNICÍPIO. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BUSCOU-SE AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA, DENTRE ELES: DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SUBSIDIADA EM MINAYO (2017). FORAM OBSERVADAS QUINZE AULAS, ELABORADAS EM CONSONÂNCIA COM AS UNIDADES TEMÁTICAS QUE CONSTAM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SÃO:  NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM: UM ESTAGIÁRIO, O PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, A PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO E ALUNOS DO 8º E 9º ANO DA REDE PÚBLICA EM QUESTÃO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, DESTACAMOS:  AS PRIMEIRAS AULAS FORAM RELACIONADAS À UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E O PLANO DE AULA ENGLOBAVA OS SEGUINTES CONTEÚDOS: OPERAÇÕES BÁSICAS, COMBINAÇÕES SIMPLES, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO E PORCENTAGEM. OUTRA UNIDADE TEMÁTICA TRABALHADA FOI DE ÁLGEBRA, CUJOS CONTEÚDOS FORAM: CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA ÁLGEBRA; CONCEITOS NUMÉRICOS E VALOR NUMÉRICO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS; ASSOCIAÇÃO DE UMA EQUAÇÃO LINEAR DE 1° GRAU A UMA RETA NO PLANO CARTESIANO; SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1° GRAU: RESOLUÇÃO ALGÉBRICA E REPRESENTAÇÃO NO PLANO CARTESIANO; GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS E GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS; FUNÇÕES: REPRESENTAÇÕES NUMÉRICA, ALGÉBRICA E GRÁFICO; EQUAÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU DO TIPO AX²=B; EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: FATORAÇÃO E PRODUTOS NOTÁVEIS E; RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU POR MEIO DE FATORAÇÕES. AS AULAS SE MOSTRARAM ORGANIZADAS, COM SLIDES BEM ELABORADOS, E O ESTAGIÁRIO SEMPRE TRAZIA OS CONCEITOS E, POSTERIORMENTE, EXEMPLOS PRÁTICOS, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES. NA UNIDADE TEMÁTICA DE GEOMETRIA OS CONTEÚDOS FORAM: NOÇÕES BÁSICAS DO PONTO, RETA, PLANO E RETAS PARALELAS CORTADAS POR TRANSVERSAIS. AS AULAS COMEÇARAM COM EXPLICAÇÕES PASSO A PASSO SOBRE O QUE É E COMO SE REPRESENTA PONTO, RETA, ÂNGULOS E TIPOS DE ÂNGULOS (AGUDOS, RETO, OBTUSO E RASO). ALGUNS ALUNOS AINDA PRECISAVAM SER ESTIMULADOS PELO ESTAGIÁRIO, POR MEIO DE PERGUNTAS DIRECIONADAS, PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE ENTUSIASMO CONSTANTE DO ESTAGIÁRIO, MOSTRANDO-SE SEMPRE SEGURO DOS CONTEÚDOS E COM MUITA DESENVOLTURA NAS EXPLICAÇÕES. ESSA UNIDADE TEVE, AINDA, OS CONTEÚDOS DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO MAIS CONVENCIONAIS E SUAS TEORIAS, SEGUIDO DE FIGURAS PLANAS E SUAS ÁREAS. PARA AS AULAS PERCEBEU-SE QUE O ESTAGIÁRIO MANTINHA UMA PREOCUPAÇÃO EM TRAZER OS CONTEÚDOS COM UMA LINGUAGEM SIMPLES, ASSOCIADA AO COTIDIANO E DE FÁCIL COMPREENSÃO.  QUANTO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA, O ESTAGIÁRIO EXPLICOU SOBRE TEORIA DA PROBABILIDADE, CONCEITOS DE PONTO E ESPAÇO AMOSTRAL, E GRÁFICOS ESTATÍSTICOS. PARA DINAMIZAR A AULA FOI REALIZADO UM JOGO, CUJA FINALIDADE ERA SUPOR QUAL SERIA A SOMA OU A MULTIPLICAÇÃO DE DOIS DADOS QUE SERIAM LANÇADOS QUATRO VEZES. POR MEIO DO JOGO, O ESTAGIÁRIO MOSTROU UM CÁLCULO QUE INDICAVA O QUANTO CADA UMA TINHA CHANCES DE GANHAR. EMBORA UMA TIVESSE CHANCES MAIORES QUE OUTRA, ELE EXPLICOU QUE O JOGO ERA DE SORTE E IMPOSSÍVEL DE SABER QUEM GANHARIA. OS TIPOS DE GRÁFICOS MENCIONADOS PELO ESTAGIÁRIO FORAM: GRÁFICOS DE PONTOS, GRÁFICO DE LINHAS, GRÁFICO DE BARRAS, GRÁFICOS DE COLUNAS, GRÁFICO DE SETOR. TODAS AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, COM MOMENTOS SÍNCRONOS, ATRAVÉS DE AULAS ONLINE, NORMALMENTE REALIZADAS VIA APLICATIVO GOOGLE MEET E ASSÍNCRONOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES REFERENTES A CADA AULA, POSTADAS NA TURMA VIRTUAL CRIADA NO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, RESSALTA-SE QUE NO INÍCIO DAS AULAS OS ESTUDANTES SE MOSTRARAM BASTANTES TÍMIDOS, O QUE LEVOU O ESTAGIÁRIO A FAZER PERGUNTAS DIRECIONADAS A ELES PROCURANDO ESTABELECER UM DIÁLOGO, OBTENDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. O ESTAGIÁRIO MOSTRAVA TER DOMÍNIO DO CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO EXPLICADO E SEMPRE TRAZIA EXEMPLOS CONTEXTUALIZADOS PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM TER MELHOR COMPREENSÃO.  OS ESTUDANTES DEMONSTRAVAM ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS À MEDIDA EM QUE PARTICIPAVAM DAS AULAS E RESOLVIAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS. ISSO NOS REMETE À COMPREENSÃO DE QUE O FORMATO REMOTO FOI UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITOU O ACESSO DOS ALUNOS, QUE ESTAVAM IMPOSSIBILITADOS DE IREM ÀS ESCOLAS DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO E, DESSA FORMA, O REFERIDO FORMATO CONTRIBUIU PARA MINIMIZAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1739_26102021133258.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERT DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALBERT RIBEIRO"
    "autor_email" => "albert_ribeiro@unifesspa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ- UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84640
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 1739
    "titulo" => "AULAS DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO PARA ALUNOS DO 8º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)"
    "resumo" => "O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) VEM REALIZANDO VÁRIAS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO DESDE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, SENDO UMA DELAS A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, OFERTADA A ALUNOS INGRESSANTES EM 2020. DENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, ESTAVAM O ACOMPANHAMENTO E A OBSERVAÇÃO DE AULAS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ.  ESSAS PREMISSAS JUSTIFICAM ESTA PESQUISA QUE OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR AS AULAS REMOTAS, ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, REALIZADAS POR UM ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA, VOLTADAS PARA ESTUDANTES DO 8º E 9º ANO DA REDE PÚBLICA DO REFERIDO MUNICÍPIO. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BUSCOU-SE AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA, DENTRE ELES: DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SUBSIDIADA EM MINAYO (2017). FORAM OBSERVADAS QUINZE AULAS, ELABORADAS EM CONSONÂNCIA COM AS UNIDADES TEMÁTICAS QUE CONSTAM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SÃO:  NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM: UM ESTAGIÁRIO, O PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, A PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO E ALUNOS DO 8º E 9º ANO DA REDE PÚBLICA EM QUESTÃO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, DESTACAMOS:  AS PRIMEIRAS AULAS FORAM RELACIONADAS À UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E O PLANO DE AULA ENGLOBAVA OS SEGUINTES CONTEÚDOS: OPERAÇÕES BÁSICAS, COMBINAÇÕES SIMPLES, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO E PORCENTAGEM. OUTRA UNIDADE TEMÁTICA TRABALHADA FOI DE ÁLGEBRA, CUJOS CONTEÚDOS FORAM: CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA ÁLGEBRA; CONCEITOS NUMÉRICOS E VALOR NUMÉRICO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS; ASSOCIAÇÃO DE UMA EQUAÇÃO LINEAR DE 1° GRAU A UMA RETA NO PLANO CARTESIANO; SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1° GRAU: RESOLUÇÃO ALGÉBRICA E REPRESENTAÇÃO NO PLANO CARTESIANO; GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS E GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS; FUNÇÕES: REPRESENTAÇÕES NUMÉRICA, ALGÉBRICA E GRÁFICO; EQUAÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU DO TIPO AX²=B; EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: FATORAÇÃO E PRODUTOS NOTÁVEIS E; RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU POR MEIO DE FATORAÇÕES. AS AULAS SE MOSTRARAM ORGANIZADAS, COM SLIDES BEM ELABORADOS, E O ESTAGIÁRIO SEMPRE TRAZIA OS CONCEITOS E, POSTERIORMENTE, EXEMPLOS PRÁTICOS, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES. NA UNIDADE TEMÁTICA DE GEOMETRIA OS CONTEÚDOS FORAM: NOÇÕES BÁSICAS DO PONTO, RETA, PLANO E RETAS PARALELAS CORTADAS POR TRANSVERSAIS. AS AULAS COMEÇARAM COM EXPLICAÇÕES PASSO A PASSO SOBRE O QUE É E COMO SE REPRESENTA PONTO, RETA, ÂNGULOS E TIPOS DE ÂNGULOS (AGUDOS, RETO, OBTUSO E RASO). ALGUNS ALUNOS AINDA PRECISAVAM SER ESTIMULADOS PELO ESTAGIÁRIO, POR MEIO DE PERGUNTAS DIRECIONADAS, PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE ENTUSIASMO CONSTANTE DO ESTAGIÁRIO, MOSTRANDO-SE SEMPRE SEGURO DOS CONTEÚDOS E COM MUITA DESENVOLTURA NAS EXPLICAÇÕES. ESSA UNIDADE TEVE, AINDA, OS CONTEÚDOS DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO MAIS CONVENCIONAIS E SUAS TEORIAS, SEGUIDO DE FIGURAS PLANAS E SUAS ÁREAS. PARA AS AULAS PERCEBEU-SE QUE O ESTAGIÁRIO MANTINHA UMA PREOCUPAÇÃO EM TRAZER OS CONTEÚDOS COM UMA LINGUAGEM SIMPLES, ASSOCIADA AO COTIDIANO E DE FÁCIL COMPREENSÃO.  QUANTO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA, O ESTAGIÁRIO EXPLICOU SOBRE TEORIA DA PROBABILIDADE, CONCEITOS DE PONTO E ESPAÇO AMOSTRAL, E GRÁFICOS ESTATÍSTICOS. PARA DINAMIZAR A AULA FOI REALIZADO UM JOGO, CUJA FINALIDADE ERA SUPOR QUAL SERIA A SOMA OU A MULTIPLICAÇÃO DE DOIS DADOS QUE SERIAM LANÇADOS QUATRO VEZES. POR MEIO DO JOGO, O ESTAGIÁRIO MOSTROU UM CÁLCULO QUE INDICAVA O QUANTO CADA UMA TINHA CHANCES DE GANHAR. EMBORA UMA TIVESSE CHANCES MAIORES QUE OUTRA, ELE EXPLICOU QUE O JOGO ERA DE SORTE E IMPOSSÍVEL DE SABER QUEM GANHARIA. OS TIPOS DE GRÁFICOS MENCIONADOS PELO ESTAGIÁRIO FORAM: GRÁFICOS DE PONTOS, GRÁFICO DE LINHAS, GRÁFICO DE BARRAS, GRÁFICOS DE COLUNAS, GRÁFICO DE SETOR. TODAS AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, COM MOMENTOS SÍNCRONOS, ATRAVÉS DE AULAS ONLINE, NORMALMENTE REALIZADAS VIA APLICATIVO GOOGLE MEET E ASSÍNCRONOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES REFERENTES A CADA AULA, POSTADAS NA TURMA VIRTUAL CRIADA NO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, RESSALTA-SE QUE NO INÍCIO DAS AULAS OS ESTUDANTES SE MOSTRARAM BASTANTES TÍMIDOS, O QUE LEVOU O ESTAGIÁRIO A FAZER PERGUNTAS DIRECIONADAS A ELES PROCURANDO ESTABELECER UM DIÁLOGO, OBTENDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. O ESTAGIÁRIO MOSTRAVA TER DOMÍNIO DO CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO EXPLICADO E SEMPRE TRAZIA EXEMPLOS CONTEXTUALIZADOS PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM TER MELHOR COMPREENSÃO.  OS ESTUDANTES DEMONSTRAVAM ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS À MEDIDA EM QUE PARTICIPAVAM DAS AULAS E RESOLVIAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS. ISSO NOS REMETE À COMPREENSÃO DE QUE O FORMATO REMOTO FOI UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITOU O ACESSO DOS ALUNOS, QUE ESTAVAM IMPOSSIBILITADOS DE IREM ÀS ESCOLAS DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO E, DESSA FORMA, O REFERIDO FORMATO CONTRIBUIU PARA MINIMIZAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENSINO REMOTO, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1739_26102021133258.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERT DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ALBERT RIBEIRO"
    "autor_email" => "albert_ribeiro@unifesspa."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ- UNIFESSPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) VEM REALIZANDO VÁRIAS DISCIPLINAS NO FORMATO REMOTO DESDE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, SENDO UMA DELAS A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, OFERTADA A ALUNOS INGRESSANTES EM 2020. DENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, DE FORMA SÍNCRONA E ASSÍNCRONA, ESTAVAM O ACOMPANHAMENTO E A OBSERVAÇÃO DE AULAS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS, NO DECORRER DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ. ESSAS PREMISSAS JUSTIFICAM ESTA PESQUISA QUE OBJETIVOU OBSERVAR E ANALISAR AS AULAS REMOTAS, ENVOLVENDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, REALIZADAS POR UM ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA, VOLTADAS PARA ESTUDANTES DO 8º E 9º ANO DA REDE PÚBLICA DO REFERIDO MUNICÍPIO. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BUSCOU-SE AUTORES QUE ESTUDAM A TEMÁTICA, DENTRE ELES: DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA FOI A QUALITATIVA NA QUAL OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SUBSIDIADA EM MINAYO (2017). FORAM OBSERVADAS QUINZE AULAS, ELABORADAS EM CONSONÂNCIA COM AS UNIDADES TEMÁTICAS QUE CONSTAM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SÃO: NÚMEROS, ÁLGEBRA, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM: UM ESTAGIÁRIO, O PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, A PROFESSORA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO E ALUNOS DO 8º E 9º ANO DA REDE PÚBLICA EM QUESTÃO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, DESTACAMOS: AS PRIMEIRAS AULAS FORAM RELACIONADAS À UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E O PLANO DE AULA ENGLOBAVA OS SEGUINTES CONTEÚDOS: OPERAÇÕES BÁSICAS, COMBINAÇÕES SIMPLES, POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO E PORCENTAGEM. OUTRA UNIDADE TEMÁTICA TRABALHADA FOI DE ÁLGEBRA, CUJOS CONTEÚDOS FORAM: CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS DA ÁLGEBRA; CONCEITOS NUMÉRICOS E VALOR NUMÉRICO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS; ASSOCIAÇÃO DE UMA EQUAÇÃO LINEAR DE 1° GRAU A UMA RETA NO PLANO CARTESIANO; SISTEMA DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE 1° GRAU: RESOLUÇÃO ALGÉBRICA E REPRESENTAÇÃO NO PLANO CARTESIANO; GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS E GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS; FUNÇÕES: REPRESENTAÇÕES NUMÉRICA, ALGÉBRICA E GRÁFICO; EQUAÇÃO POLINOMIAL DE 2° GRAU DO TIPO AX²=B; EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: FATORAÇÃO E PRODUTOS NOTÁVEIS E; RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 2° GRAU POR MEIO DE FATORAÇÕES. AS AULAS SE MOSTRARAM ORGANIZADAS, COM SLIDES BEM ELABORADOS, E O ESTAGIÁRIO SEMPRE TRAZIA OS CONCEITOS E, POSTERIORMENTE, EXEMPLOS PRÁTICOS, FACILITANDO O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES. NA UNIDADE TEMÁTICA DE GEOMETRIA OS CONTEÚDOS FORAM: NOÇÕES BÁSICAS DO PONTO, RETA, PLANO E RETAS PARALELAS CORTADAS POR TRANSVERSAIS. AS AULAS COMEÇARAM COM EXPLICAÇÕES PASSO A PASSO SOBRE O QUE É E COMO SE REPRESENTA PONTO, RETA, ÂNGULOS E TIPOS DE ÂNGULOS (AGUDOS, RETO, OBTUSO E RASO). ALGUNS ALUNOS AINDA PRECISAVAM SER ESTIMULADOS PELO ESTAGIÁRIO, POR MEIO DE PERGUNTAS DIRECIONADAS, PARA PARTICIPAREM DAS AULAS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE ENTUSIASMO CONSTANTE DO ESTAGIÁRIO, MOSTRANDO-SE SEMPRE SEGURO DOS CONTEÚDOS E COM MUITA DESENVOLTURA NAS EXPLICAÇÕES. ESSA UNIDADE TEVE, AINDA, OS CONTEÚDOS DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO MAIS CONVENCIONAIS E SUAS TEORIAS, SEGUIDO DE FIGURAS PLANAS E SUAS ÁREAS. PARA AS AULAS PERCEBEU-SE QUE O ESTAGIÁRIO MANTINHA UMA PREOCUPAÇÃO EM TRAZER OS CONTEÚDOS COM UMA LINGUAGEM SIMPLES, ASSOCIADA AO COTIDIANO E DE FÁCIL COMPREENSÃO. QUANTO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA, O ESTAGIÁRIO EXPLICOU SOBRE TEORIA DA PROBABILIDADE, CONCEITOS DE PONTO E ESPAÇO AMOSTRAL, E GRÁFICOS ESTATÍSTICOS. PARA DINAMIZAR A AULA FOI REALIZADO UM JOGO, CUJA FINALIDADE ERA SUPOR QUAL SERIA A SOMA OU A MULTIPLICAÇÃO DE DOIS DADOS QUE SERIAM LANÇADOS QUATRO VEZES. POR MEIO DO JOGO, O ESTAGIÁRIO MOSTROU UM CÁLCULO QUE INDICAVA O QUANTO CADA UMA TINHA CHANCES DE GANHAR. EMBORA UMA TIVESSE CHANCES MAIORES QUE OUTRA, ELE EXPLICOU QUE O JOGO ERA DE SORTE E IMPOSSÍVEL DE SABER QUEM GANHARIA. OS TIPOS DE GRÁFICOS MENCIONADOS PELO ESTAGIÁRIO FORAM: GRÁFICOS DE PONTOS, GRÁFICO DE LINHAS, GRÁFICO DE BARRAS, GRÁFICOS DE COLUNAS, GRÁFICO DE SETOR. TODAS AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, COM MOMENTOS SÍNCRONOS, ATRAVÉS DE AULAS ONLINE, NORMALMENTE REALIZADAS VIA APLICATIVO GOOGLE MEET E ASSÍNCRONOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES REFERENTES A CADA AULA, POSTADAS NA TURMA VIRTUAL CRIADA NO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, RESSALTA-SE QUE NO INÍCIO DAS AULAS OS ESTUDANTES SE MOSTRARAM BASTANTES TÍMIDOS, O QUE LEVOU O ESTAGIÁRIO A FAZER PERGUNTAS DIRECIONADAS A ELES PROCURANDO ESTABELECER UM DIÁLOGO, OBTENDO RESULTADOS SATISFATÓRIOS. O ESTAGIÁRIO MOSTRAVA TER DOMÍNIO DO CONTEÚDO QUE ESTAVA SENDO EXPLICADO E SEMPRE TRAZIA EXEMPLOS CONTEXTUALIZADOS PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM TER MELHOR COMPREENSÃO. OS ESTUDANTES DEMONSTRAVAM ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS À MEDIDA EM QUE PARTICIPAVAM DAS AULAS E RESOLVIAM AS ATIVIDADES PROPOSTAS. ISSO NOS REMETE À COMPREENSÃO DE QUE O FORMATO REMOTO FOI UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITOU O ACESSO DOS ALUNOS, QUE ESTAVAM IMPOSSIBILITADOS DE IREM ÀS ESCOLAS DEVIDO AO CONTEXTO PANDÊMICO E, DESSA FORMA, O REFERIDO FORMATO CONTRIBUIU PARA MINIMIZAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.