A EDUCAÇÃO PROMOVIDA PELA ESCOLA DISTINGUE-SE DE OUTRAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, COMO AS QUE ACONTECEM NA FAMÍLIA, NO TRABALHO, NO LAZER E NAS DEMAIS FORMAS DE CONVÍVIO SOCIAL, POR CONSTITUIR UMA AJUDA INTENCIONAL COMO OBJETIVO DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E A SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS E, EM MUITOS CASOS, TAMBÉM DE ADULTOS. NESSE VIÉS, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIAS (PIBID), BUSCA CONTRIBUIR PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NÍVEL SUPERIOR E MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO PAÍS. O OBJETIVOS DESTE TRABALHO VISA RELATAR A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO PIBID, BEM COMO AS ATIVIDADES REALIZADAS, ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO A SALA DE AULA INVERTIDA, FAZENDO USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO ATRAVÉS DO USO DOS APLICATIVOS PADLET E ONE NOTE COM BASE NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ABORDANDO OS IMPASSES RELATIVOS ÀS PRÁTICAS COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL SIMÃO JACINTO DOS REIS NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA, NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DENTRO DO CONTEÚDOS VOLTADOS A CITOLOGIA NO ENSINO DE BIOLOGIA. A PARTIR DA ABORDAGEM DA METODOLOGIA APLICADA, FOI RETRATADO TAMBÉM OS CONTRATEMPOS E DIFICULDADES, POR SER UMA PRÁTICA DIFERENTE DA QUAL OS ALUNOS JÁ TINHAM CONTATO.