RESUMO
A DIDÁTICA BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO PROPICIA AULAS MAIS DINÂMICA, POIS É CAPAZ
DE DESPERTAR MAIOR INTERESSE DOS ALUNOS PELAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, ESSE TIPO DE DIDÁTICA
TEM UM CARÁTER DISCURSIVO E INVESTIGATIVO QUE PERMITE AO ALUNO SER PROTAGONISTA DO
PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E DEIXAR DE ATUAR COMO UM SIMPLES OUVINTE E PASSAR A
PARTICIPAR DE FATO DO PROCESSO. A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELAS CIÊNCIAS SE JUSTIFICA
NA MAIORIA DAS VEZES POR UMA AULA PAUTADA NA MEMORIZAÇÃO E CENTRADA NO PROFESSOR COMO
DETENTOR DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DO TRABALHO É UTILIZAR A DIDÁTICA BIOLOGIA POR
INVESTIGAÇÃO E VERIFICAR SE REALMENTE HÁ POTENCIAL DE MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO
APRENDIZAGEM. A DIDÁTICA BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO FOI EXECUTADA DE FORMA REMOTA COM
OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL ANDRÉ. UMA SEQUÊNCIA CUJO TERMA
FOI VÍRUS E SUAS VERDADES E MENTIRAS SOBRE OS REMÉDIOS FOCADO SEMPRE A VACINA COMO A
PRINCIPAL SOLUÇÃO PARA COMBATE OS VÍRUS. A DIDÁTICA DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO
POSSIBILITOU DE FATO A INSERÇÃO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS, FATO QUE INSTIGOU O SEU SENSO
CRÍTICO DOS ALUNOS E A CAPACIDADE DE REVER, CORRELACIONAR E COMPREENDER NOVOS CONCEITOS.
A DIDÁTICA NOS FORNECEU ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A INTERAÇÃO, DINÂMICA E QUALIDADE DA
AULA POIS PERMITIU UM MAIOR APROFUNDAMENTO NOS CONTEÚDOS RELATIVOS À CIÊNCIA ALÉM DE
UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E REFLEXIVA POR PARTE DOA ALUNOS.