EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84765 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 944 "titulo" => "EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE CATALÃO – GO, E TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM ANALISANDO SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO, AVALIANDO SUA EFICÁCIA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS APLICADOS AOS ALUNOS, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E ALUNO - ALUNO DENTRO DE UMA SALA DE AULA JUNTAMENTE COM O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ANALISANDO AO FINAL DA APLICAÇÃO SE A METODOLOGIA ESCOLHIDA GEROU RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS PERSPECTIVAS OBSERVADAS DENTRO DA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA PRESENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA VISANDO A NÃO UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA COLHER DADOS, E SIM, PROCURAR ENTENDER, DESCREVER E EXPLICAR OS FATOS ESTUDADOS EM CAMPO, UTILIZANDO AO LONGO DE TODO O ANO LETIVO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA DEMONSTRAR QUE A FÍSICA VAI ALÉM DE FÓRMULAS E DA “ROBOTIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, ESTANDO PRESENTE NA VIDA DE CADA UM DE NÓS TODOS OS DIAS, POR MÍNIMO QUE SEJA. CADA EXPERIMENTO APLICADO COM A TURMA TERÁ SEUS CONCEITOS EXPLANADOS SEMPRE INTERLIGADOS COM A APLICABILIDADE DOS MESMOS EM NOSSO DIA A DIA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E VONTADE EM CADA UM PARA ASSIM TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E SIGNIFICATIVA. VISTO QUE DENTRO DO CENÁRIO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS NO BRASIL, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE EM RECURSOS E PROGRAMAÇÕES DIDÁTICAS PARA TORNAR O ENSINO MENOS “ROBOTIZADO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENTÃO, TRAZEMOS A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE ENSINO COMO SENDO UM TRUNFO NO ENSINO PÚBLICO, ONDE NÃO TEMOS TANTAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS. ALÉM DESTA PROBLEMÁTICA CITADA ACIMA, ESPERAMOS TAMBÉM, QUE ESTE TRABALHO POSSA SERVIR PARA EDUCADORES E GESTORES QUE TRABALHAM OU VENHAM A TRABALHAR NO MUNDO DA EDUCAÇÃO E PARA ALUNOS QUE CARECEM DE APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE BUSCAR CONHECIMENTOS, DE OBTEREM INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID944_23102021141433.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FIRMINO DE AVELAR" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciafavelar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84765 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 944 "titulo" => "EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE CATALÃO – GO, E TEM COMO OBJETIVOS COMPREENDER A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE APRENDIZAGEM ANALISANDO SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE NÍVEL MÉDIO EM UM COLÉGIO PÚBLICO, AVALIANDO SUA EFICÁCIA PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS APLICADOS AOS ALUNOS, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO E ALUNO - ALUNO DENTRO DE UMA SALA DE AULA JUNTAMENTE COM O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E ANALISANDO AO FINAL DA APLICAÇÃO SE A METODOLOGIA ESCOLHIDA GEROU RESULTADOS POSITIVOS DIANTE DAS PERSPECTIVAS OBSERVADAS DENTRO DA SALA DE AULA, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA PRESENTE DURANTE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA. TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA VISANDO A NÃO UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA COLHER DADOS, E SIM, PROCURAR ENTENDER, DESCREVER E EXPLICAR OS FATOS ESTUDADOS EM CAMPO, UTILIZANDO AO LONGO DE TODO O ANO LETIVO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA DEMONSTRAR QUE A FÍSICA VAI ALÉM DE FÓRMULAS E DA “ROBOTIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS”, ESTANDO PRESENTE NA VIDA DE CADA UM DE NÓS TODOS OS DIAS, POR MÍNIMO QUE SEJA. CADA EXPERIMENTO APLICADO COM A TURMA TERÁ SEUS CONCEITOS EXPLANADOS SEMPRE INTERLIGADOS COM A APLICABILIDADE DOS MESMOS EM NOSSO DIA A DIA, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E VONTADE EM CADA UM PARA ASSIM TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS FÁCIL E SIGNIFICATIVA. VISTO QUE DENTRO DO CENÁRIO DOS COLÉGIOS PÚBLICOS NO BRASIL, HÁ UMA GRANDE DIFICULDADE EM RECURSOS E PROGRAMAÇÕES DIDÁTICAS PARA TORNAR O ENSINO MENOS “ROBOTIZADO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ENTÃO, TRAZEMOS A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DE ENSINO COMO SENDO UM TRUNFO NO ENSINO PÚBLICO, ONDE NÃO TEMOS TANTAS POSSIBILIDADES E ALTERNATIVAS PARA APLICAÇÕES DE CONCEITOS BÁSICOS. ALÉM DESTA PROBLEMÁTICA CITADA ACIMA, ESPERAMOS TAMBÉM, QUE ESTE TRABALHO POSSA SERVIR PARA EDUCADORES E GESTORES QUE TRABALHAM OU VENHAM A TRABALHAR NO MUNDO DA EDUCAÇÃO E PARA ALUNOS QUE CARECEM DE APRIMORAMENTO NO MÉTODO DE BUSCAR CONHECIMENTOS, DE OBTEREM INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COMO METODOLOGIA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID944_23102021141433.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FIRMINO DE AVELAR" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciafavelar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }