PRÁTICAS RELACIONADAS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AO MANUSEIO DO ÁBACO E BLOCOS LÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84962 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 2490 "titulo" => "PRÁTICAS RELACIONADAS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AO MANUSEIO DO ÁBACO E BLOCOS LÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA" "resumo" => "A PROPOSTA ANALISADA NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO APRESENTA CAMINHOS PARA UM APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DE TÓPICOS REFERENTES AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUGERIR E PLANEJAR INSTRUMENTOS E EXECUTAR ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA ENTREPOSTO PELA INVESTIGAÇÃO DA ÁREA. DESSA FORMA, TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DIDÁTICO-CONCEITUAL DOS FUTUROS DOCENTES EM FORMAÇÃO, NO QUE CONCERNE AO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NOS SUSTENTAREMOS NA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA PARA CONHECIMENTO DE TODA A TURMA, NO ESCLARECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS PROPOSTOS POR MEIO DAS HABILIDADES ENUNCIADAS NA BNCC. ESTE MODELO DE PRÁTICA EM QUE A AULA É CONDUZIDA POR MEIO DA DIALOGICIDADE É RESSALTADA POR (FREIRE, 2019), POIS SUGERE AMADURECIMENTO, CRIATIVIDADE, CURIOSIDADE, ESPONTANEIDADE, SEGURANÇA E LIBERDADE PARA QUESTIONAR E EXPRESSAR SUAS CONCLUSÕES ACERCA DAS DISCUSSÕES. QUANTO AOS RESULTADOS OBSERVAMOS QUE AS OFICINAS AUXILIARAM NA EXPERIÊNCIA, VIVÊNCIA E APRENDIZADO DIDÁTICO-CONCEITUAL. LOGO, TEM IMPORTÂNCIA E DESTAQUE PARA SEREM UTILIZADAS NO COTIDIANO DE SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DENTRO DESSE CONTEXTO, A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES CONTOU COM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES VARIADAS EXECUTADAS EM SALA DE AULA E A APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA INTEGRADA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, OFICINA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2490_18112021095746.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERILDO LOPES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR" "autor_email" => "juniormat2003@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84962 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 2490 "titulo" => "PRÁTICAS RELACIONADAS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E AO MANUSEIO DO ÁBACO E BLOCOS LÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA" "resumo" => "A PROPOSTA ANALISADA NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO APRESENTA CAMINHOS PARA UM APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DE TÓPICOS REFERENTES AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUGERIR E PLANEJAR INSTRUMENTOS E EXECUTAR ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA ENTREPOSTO PELA INVESTIGAÇÃO DA ÁREA. DESSA FORMA, TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DIDÁTICO-CONCEITUAL DOS FUTUROS DOCENTES EM FORMAÇÃO, NO QUE CONCERNE AO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NOS SUSTENTAREMOS NA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA PARA CONHECIMENTO DE TODA A TURMA, NO ESCLARECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS PROPOSTOS POR MEIO DAS HABILIDADES ENUNCIADAS NA BNCC. ESTE MODELO DE PRÁTICA EM QUE A AULA É CONDUZIDA POR MEIO DA DIALOGICIDADE É RESSALTADA POR (FREIRE, 2019), POIS SUGERE AMADURECIMENTO, CRIATIVIDADE, CURIOSIDADE, ESPONTANEIDADE, SEGURANÇA E LIBERDADE PARA QUESTIONAR E EXPRESSAR SUAS CONCLUSÕES ACERCA DAS DISCUSSÕES. QUANTO AOS RESULTADOS OBSERVAMOS QUE AS OFICINAS AUXILIARAM NA EXPERIÊNCIA, VIVÊNCIA E APRENDIZADO DIDÁTICO-CONCEITUAL. LOGO, TEM IMPORTÂNCIA E DESTAQUE PARA SEREM UTILIZADAS NO COTIDIANO DE SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DENTRO DESSE CONTEXTO, A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES CONTOU COM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES VARIADAS EXECUTADAS EM SALA DE AULA E A APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA INTEGRADA, ENSINO REMOTO, PANDEMIA, OFICINA, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID2490_18112021095746.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ERILDO LOPES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR" "autor_email" => "juniormat2003@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }