A PROPOSTA ANALISADA NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO APRESENTA CAMINHOS PARA UM APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DE TÓPICOS REFERENTES AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUGERIR E PLANEJAR INSTRUMENTOS E EXECUTAR ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA ENTREPOSTO PELA INVESTIGAÇÃO DA ÁREA. DESSA FORMA, TEM COMO OBJETIVO CONTRIBUIR NA APRENDIZAGEM DIDÁTICO-CONCEITUAL DOS FUTUROS DOCENTES EM FORMAÇÃO, NO QUE CONCERNE AO TRABALHO COM A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NOS SUSTENTAREMOS NA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA PARA CONHECIMENTO DE TODA A TURMA, NO ESCLARECIMENTO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E NO ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDOS PROPOSTOS POR MEIO DAS HABILIDADES ENUNCIADAS NA BNCC. ESTE MODELO DE PRÁTICA EM QUE A AULA É CONDUZIDA POR MEIO DA DIALOGICIDADE É RESSALTADA POR (FREIRE, 2019), POIS SUGERE AMADURECIMENTO, CRIATIVIDADE, CURIOSIDADE, ESPONTANEIDADE, SEGURANÇA E LIBERDADE PARA QUESTIONAR E EXPRESSAR SUAS CONCLUSÕES ACERCA DAS DISCUSSÕES. QUANTO AOS RESULTADOS OBSERVAMOS QUE AS OFICINAS AUXILIARAM NA EXPERIÊNCIA, VIVÊNCIA E APRENDIZADO DIDÁTICO-CONCEITUAL. LOGO, TEM IMPORTÂNCIA E DESTAQUE PARA SEREM UTILIZADAS NO COTIDIANO DE SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DENTRO DESSE CONTEXTO, A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES CONTOU COM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES VARIADAS EXECUTADAS EM SALA DE AULA E A APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS.