O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) EM FORMATO REMOTO DE ACORDO A VISÃO E PERSPECTIVAS DOS RESIDENTES DO CURSO DE LIC. EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS TOCANTINS.
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84886 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) EM FORMATO REMOTO DE ACORDO A VISÃO E PERSPECTIVAS DOS RESIDENTES DO CURSO DE LIC. EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS TOCANTINS." "resumo" => "ESTE TRABALHO SE BASEIA NA VISÃO DAS PERSPECTIVAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS SOBRE O FORMATO REMOTO DE REALIZAÇÃO AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) QUE É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROGRAMA SURGIU COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. DE ACORDO AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS, 2021), NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2019 OS GOVERNOS EM TODO O MUNDO RECEBERAM ALERTAS SOBRE OS VÁRIOS CASOS DE PNEUMONIA QUE ESTAVAM OCORRENDO NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA. NO INÍCIO DE 2020, AS AUTORIDADES CHINESAS CONFIRMARAM QUE A CAUSA DOS CASOS DE PNEUMONIA SERIA UM NOVO TIPO DE VÍRUS, DE UMA FAMÍLIA DENOMINADA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19). EM FEVEREIRO FOI NOTIFICADO O PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO PELO VÍRUS NO BRASIL, A PARTIR DAÍ FORAM ESTABELECIDAS AS MAIS DIVERSAS MEDIDAS DE CONTROLE E A PRINCIPAL DELAS FOI O ISOLAMENTO SOCIAL. EM MARÇO DE 2020 O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEFINIU QUE AS AULAS EM TODO O PAÍS DEIXASSEM DE ACONTECER NO FORMATO PRESENCIAL E PASSASSEM A SER NO FORMATO REMOTO. A PANDEMIA FEZ COM QUE, NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, O MODELO DE ENSINO QUE CONHECEMOS PASSASSE POR UM MOMENTO DE ABRUPTA E REPENTINA MUDANÇA, ISSO PORQUE, O ENSINO QUE ERA TOTALMENTE PRESENCIAL AGORA DEVERIA FUNCIONAR DE OUTRO JEITO, E A ÚNICA MANEIRA DE MANTER UMA FORMA EFICAZ PARA SE CONSEGUIR ENSINAR PASSOU A DEPENDER TOTALMENTE DO USO DA TECNOLOGIA ATRELADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, O QUE SE TORNOU IMPOSSÍVEL DE SE CONSEGUIR SEM USAR A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. A POPULAÇÃO TEVE DE SE ENQUADRAR NO NOVO RITMO DE VIDA COM A ORGANIZAÇÃO DO HOME OFFICE (TRABALHO EM CASA), COM O COMÉRCIO E AS ESCOLAS FECHADAS, ESTAS COM ATIVIDADES UNICAMENTE REMOTAS COM AUXÍLIO DOS PROFESSORES. AULAS, PROJETOS, PROGRAMAS, TODOS FORAM REAJUSTADOS PARA QUE SE ADEQUASSEM À NOVA SITUAÇÃO E AINDA ASSIM PERMANECEM, MAS NÃO DEVE SE ESQUECER DE DIZER QUE A PANDEMIA FEZ COM QUE MUITOS PROFESSORES APRENDESSEM ALGO NOVO, DOMINASSEM NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO E DEIXASSEM O PRECONCEITO DO USO TECNOLÓGICO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LADO E PASSASSEM A BUSCÁ-LOS PARA AUXILIAR EM SUAS AULAS. O FORMULÁRIO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS DO PRESENTE TRABALHO FOI ENCAMINHADO A TODOS OS RESIDENTES POR MEIO DE GRUPOS NO WHATSAPP E NOS SEUS E-MAILS. O QUESTIONÁRIO FOI ENCAMINHADO PARA TODOS OS 26 RESIDENTES INCLUÍDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E TEVE COMO OBJETIVO DESCOBRIR, ESTUDAR E ENTENDER COMO OS RESIDENTES AVALIAM ASPECTOS DIVERSOS E GERAIS SOBRE O FORMATO DE APLICAÇÃO EMERGENCIAL DO PROGRAMA, BEM COMO DESCOBRIR COMO CADA UM CONSEGUIU LIDAR E APRENDER DURANTE ESSE TEMPO DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL. O FORMULÁRIO É COMPOSTO POR 13 PERGUNTAS NO TOTAL, DIVIDIDAS EM PERGUNTAS TANTO OBJETIVAS E DE MÚLTIPLA ESCOLHA, QUANTO PERGUNTAS DISCURSIVAS EM QUE OS RESIDENTES EXPÕEM SUAS OPINIÕES QUANTO AO ASPECTO EM DISCURSO. AS PERGUNTAS TRATAM DE QUESTÕES LIGADAS TANTO A PANDEMIA, COMO É O CASO DA PERGUNTA “VOCÊ TEVE OU CONHECE ALGUÉM QUE TEVE COVID” A QUESTIONAMENTOS COMO “ QUAIS ASPECTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO REMOTA E VIRTUAL DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODE TRAZER PARA AS APLICAÇÕES FUTURAS DO PROGRAMA?”. DAS PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, OS DADOS FORAM INTERPRETADOS NA FORMA DE GRÁFICOS E PARA AS RESPOSTAS DISCURSIVAS, CADA UMA FOI ANALISADA DE FORMA INDIVIDUAL, CONSIDERANDO A INTERPRETAÇÃO DE CADA UM DO PROGRAMA. GRANDE PARTE DOS RESIDENTES AVALIAM A EXECUÇÃO DO PROGRAMA COMO “BOA” E NÃO EXCELENTE, JÁ OUTROS CHEGARAM A AVALIAR ATÉ MESMO COMO “RUIM”, O QUE DE FATO CHEGA A PREOCUPAR. MAS AINDA ASSIM SABE-SE QUE INÚMEROS FATORES PODEM ESTÁ LIGADOS A ESSA VISÃO NEGATIVA, COMO A ESCOLA, O MOMENTO PANDÊMICO OU AUSÊNCIA DE MATERIAIS, OU ATRASO INESPERADO DO PAGAMENTO DE BOLSAS OU PROBLEMAS QUE SÃO PURA E PRINCIPALMENTE RELACIONADOS A INSATISFAÇÃO PESSOAL, PROBLEMAS DE ESTRESSE OU EPISÓDIOS DE ANSIEDADE, O QUE CRESCEU MUITO DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL. ALGO QUE TAMBÉM PODE-SE OBSERVAR A PARTIR DOS RESULTADOS É COMO OS RESIDENTES CONSEGUIRAM DESENVOLVER HABILIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TECNOLOGIAS ESSAS QUE PODEM SER UTILIZADAS TANTO DE FORMAS LÚDICAS E INTERATIVAS, QUANTO PARA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PERIÓDICAS. O FATOR QUE INFLUENCIOU COM QUE TAIS TECNOLOGIAS NÃO OBTIVERAM TANTO SUCESSO FOI A DE QUE MUITOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AQUELES DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM SUA MAIORIA, NÃO TINHAM NEM EQUIPAMENTO ADEQUADO, NEM DISPONIBILIDADE DE INTERNET. CONTUDO, ENTENDER COMO CADA RESIDENTE OBTEVE APROVEITAMENTO E COMO CADA UM VIVENCIOU SUA EXPERIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA, É FUNDAMENTAL PARA QUE NAS FUTURAS EXECUÇÕES DO MESMO, OS FATORES E MÉTODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA UM FORMATO TÃO DESAFIADOR E TÃO INCOMUM TER FUNCIONADO E SER UM SUCESSO SEJA APLICADO NOVAMENTE, ENQUANTO AQUILO QUE NÃO FUNCIONOU SEJA REVISTO E ALTERADO PARA GARANTIR QUE ESSE PROGRAMA SEJA MUITO MELHOR A CADA ANO. A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO), CAMPUS ARAGUATINS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIA, COVID-19, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID415_26102021162107.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUICHERLY MAGDA PEREIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "RUICHERLY" "autor_email" => "ruicherly.1@gmail.com" "autor_ies" => "IFTO- CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84886 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 318 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES) EM FORMATO REMOTO DE ACORDO A VISÃO E PERSPECTIVAS DOS RESIDENTES DO CURSO DE LIC. EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DO IFTO-CAMPUS ARAGUATINS TOCANTINS." "resumo" => "ESTE TRABALHO SE BASEIA NA VISÃO DAS PERSPECTIVAS DE RESIDENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS SOBRE O FORMATO REMOTO DE REALIZAÇÃO AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR) QUE É UMA DAS AÇÕES QUE INTEGRAM A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O PROGRAMA SURGIU COM O OBJETIVO DE APERFEIÇOAR A FORMAÇÃO PRÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A IMERSÃO DO LICENCIANDO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA SEGUNDA METADE DE SEU CURSO. DE ACORDO AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS, 2021), NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2019 OS GOVERNOS EM TODO O MUNDO RECEBERAM ALERTAS SOBRE OS VÁRIOS CASOS DE PNEUMONIA QUE ESTAVAM OCORRENDO NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA. NO INÍCIO DE 2020, AS AUTORIDADES CHINESAS CONFIRMARAM QUE A CAUSA DOS CASOS DE PNEUMONIA SERIA UM NOVO TIPO DE VÍRUS, DE UMA FAMÍLIA DENOMINADA DE CORONAVÍRUS DISEASE 2019 (COVID-19). EM FEVEREIRO FOI NOTIFICADO O PRIMEIRO CASO DE INFECÇÃO PELO VÍRUS NO BRASIL, A PARTIR DAÍ FORAM ESTABELECIDAS AS MAIS DIVERSAS MEDIDAS DE CONTROLE E A PRINCIPAL DELAS FOI O ISOLAMENTO SOCIAL. EM MARÇO DE 2020 O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEFINIU QUE AS AULAS EM TODO O PAÍS DEIXASSEM DE ACONTECER NO FORMATO PRESENCIAL E PASSASSEM A SER NO FORMATO REMOTO. A PANDEMIA FEZ COM QUE, NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS, O MODELO DE ENSINO QUE CONHECEMOS PASSASSE POR UM MOMENTO DE ABRUPTA E REPENTINA MUDANÇA, ISSO PORQUE, O ENSINO QUE ERA TOTALMENTE PRESENCIAL AGORA DEVERIA FUNCIONAR DE OUTRO JEITO, E A ÚNICA MANEIRA DE MANTER UMA FORMA EFICAZ PARA SE CONSEGUIR ENSINAR PASSOU A DEPENDER TOTALMENTE DO USO DA TECNOLOGIA ATRELADA AO PROCESSO EDUCACIONAL, O QUE SE TORNOU IMPOSSÍVEL DE SE CONSEGUIR SEM USAR A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR. A POPULAÇÃO TEVE DE SE ENQUADRAR NO NOVO RITMO DE VIDA COM A ORGANIZAÇÃO DO HOME OFFICE (TRABALHO EM CASA), COM O COMÉRCIO E AS ESCOLAS FECHADAS, ESTAS COM ATIVIDADES UNICAMENTE REMOTAS COM AUXÍLIO DOS PROFESSORES. AULAS, PROJETOS, PROGRAMAS, TODOS FORAM REAJUSTADOS PARA QUE SE ADEQUASSEM À NOVA SITUAÇÃO E AINDA ASSIM PERMANECEM, MAS NÃO DEVE SE ESQUECER DE DIZER QUE A PANDEMIA FEZ COM QUE MUITOS PROFESSORES APRENDESSEM ALGO NOVO, DOMINASSEM NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE ENSINO E DEIXASSEM O PRECONCEITO DO USO TECNOLÓGICO DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LADO E PASSASSEM A BUSCÁ-LOS PARA AUXILIAR EM SUAS AULAS. O FORMULÁRIO PARA OBTENÇÃO DOS DADOS DO PRESENTE TRABALHO FOI ENCAMINHADO A TODOS OS RESIDENTES POR MEIO DE GRUPOS NO WHATSAPP E NOS SEUS E-MAILS. O QUESTIONÁRIO FOI ENCAMINHADO PARA TODOS OS 26 RESIDENTES INCLUÍDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, E TEVE COMO OBJETIVO DESCOBRIR, ESTUDAR E ENTENDER COMO OS RESIDENTES AVALIAM ASPECTOS DIVERSOS E GERAIS SOBRE O FORMATO DE APLICAÇÃO EMERGENCIAL DO PROGRAMA, BEM COMO DESCOBRIR COMO CADA UM CONSEGUIU LIDAR E APRENDER DURANTE ESSE TEMPO DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO SOCIAL. O FORMULÁRIO É COMPOSTO POR 13 PERGUNTAS NO TOTAL, DIVIDIDAS EM PERGUNTAS TANTO OBJETIVAS E DE MÚLTIPLA ESCOLHA, QUANTO PERGUNTAS DISCURSIVAS EM QUE OS RESIDENTES EXPÕEM SUAS OPINIÕES QUANTO AO ASPECTO EM DISCURSO. AS PERGUNTAS TRATAM DE QUESTÕES LIGADAS TANTO A PANDEMIA, COMO É O CASO DA PERGUNTA “VOCÊ TEVE OU CONHECE ALGUÉM QUE TEVE COVID” A QUESTIONAMENTOS COMO “ QUAIS ASPECTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO REMOTA E VIRTUAL DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODE TRAZER PARA AS APLICAÇÕES FUTURAS DO PROGRAMA?”. DAS PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA, OS DADOS FORAM INTERPRETADOS NA FORMA DE GRÁFICOS E PARA AS RESPOSTAS DISCURSIVAS, CADA UMA FOI ANALISADA DE FORMA INDIVIDUAL, CONSIDERANDO A INTERPRETAÇÃO DE CADA UM DO PROGRAMA. GRANDE PARTE DOS RESIDENTES AVALIAM A EXECUÇÃO DO PROGRAMA COMO “BOA” E NÃO EXCELENTE, JÁ OUTROS CHEGARAM A AVALIAR ATÉ MESMO COMO “RUIM”, O QUE DE FATO CHEGA A PREOCUPAR. MAS AINDA ASSIM SABE-SE QUE INÚMEROS FATORES PODEM ESTÁ LIGADOS A ESSA VISÃO NEGATIVA, COMO A ESCOLA, O MOMENTO PANDÊMICO OU AUSÊNCIA DE MATERIAIS, OU ATRASO INESPERADO DO PAGAMENTO DE BOLSAS OU PROBLEMAS QUE SÃO PURA E PRINCIPALMENTE RELACIONADOS A INSATISFAÇÃO PESSOAL, PROBLEMAS DE ESTRESSE OU EPISÓDIOS DE ANSIEDADE, O QUE CRESCEU MUITO DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL. ALGO QUE TAMBÉM PODE-SE OBSERVAR A PARTIR DOS RESULTADOS É COMO OS RESIDENTES CONSEGUIRAM DESENVOLVER HABILIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TECNOLOGIAS ESSAS QUE PODEM SER UTILIZADAS TANTO DE FORMAS LÚDICAS E INTERATIVAS, QUANTO PARA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES PERIÓDICAS. O FATOR QUE INFLUENCIOU COM QUE TAIS TECNOLOGIAS NÃO OBTIVERAM TANTO SUCESSO FOI A DE QUE MUITOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE AQUELES DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM SUA MAIORIA, NÃO TINHAM NEM EQUIPAMENTO ADEQUADO, NEM DISPONIBILIDADE DE INTERNET. CONTUDO, ENTENDER COMO CADA RESIDENTE OBTEVE APROVEITAMENTO E COMO CADA UM VIVENCIOU SUA EXPERIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PROGRAMA, É FUNDAMENTAL PARA QUE NAS FUTURAS EXECUÇÕES DO MESMO, OS FATORES E MÉTODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA UM FORMATO TÃO DESAFIADOR E TÃO INCOMUM TER FUNCIONADO E SER UM SUCESSO SEJA APLICADO NOVAMENTE, ENQUANTO AQUILO QUE NÃO FUNCIONOU SEJA REVISTO E ALTERADO PARA GARANTIR QUE ESSE PROGRAMA SEJA MUITO MELHOR A CADA ANO. A REALIZAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS AO APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO), CAMPUS ARAGUATINS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENSINO REMOTO, TECNOLOGIA, COVID-19, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID415_26102021162107.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUICHERLY MAGDA PEREIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "RUICHERLY" "autor_email" => "ruicherly.1@gmail.com" "autor_ies" => "IFTO- CAMPUS ARAGUATINS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }