O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84843 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 309 "inscrito_id" => 1459 "titulo" => "O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PROGRAMAS FORMATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1459_26102021160611.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA EWINNY COSTA DUNGA" "autor_nome_curto" => "CAMI" "autor_email" => "camilaewinny@alu.uern.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84843 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 309 "inscrito_id" => 1459 "titulo" => "O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO" "resumo" => "A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PROGRAMAS FORMATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1459_26102021160611.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA EWINNY COSTA DUNGA" "autor_nome_curto" => "CAMI" "autor_email" => "camilaewinny@alu.uern.br" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }