O USO DE MAPA CONCEITUAL NAS PUBLICAÇÕES DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO)
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84897 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 997 "titulo" => "O USO DE MAPA CONCEITUAL NAS PUBLICAÇÕES DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO)" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n FRENTE AO COMPROMISSO SOCIAL DA ESCOLA EM PROMOVER EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA/INCLUSIVA E DE BOA QUALIDADE PARA TODOS, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE OS PROFESSORES DOMINEM E USEM DIFERENTES INSTRUMENTO E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO (HOFFMANN, 2005; ROMÃO, 2011; CARMINATTI; BORGES, 2012). QUANDO SE FALA EM AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA/INCLUSIVA, FALA-SE EM UM PROCESSO DE VERIFICAÇÃO CONTÍNUA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA) POR PARTE DO PROFESSOR EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, E NÃO EM APENAS UM INSTRUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO COMO OCORRÊNCIA NO PASSADO QUANDO O ESTADO NÃO TINHA A OBRIGAÇÃO DE OFERECER EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS COMO UM DIREITO SUBJETIVO, CONFORME ESTÁ DETERMINADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LEI Nº 9.394/1996. NESSA PERSPECTIVA, AVALIAÇÃO SE CARACTERIZA COMO UM JUÍZO DE VALOR QUE SE FAZ DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM BASE EM CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS – PORTANTO NÃO ARBITRÁRIOS –, TENDO COMO FINALIDADE A TOMADA DE DECISÃO EM FAVOR DO PROGRESSO DO ALUNO (LUCKESI, 2018). ASSIM COMO DISCORRE ROMÃO (2011), PARA A PRÁTICA DE UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA O PROFESSOR PRECISA USAR ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS ADEQUADOS AOS OBJETIVOS PERSPECTIVADOS PARA UMA DETERMINADA AÇÃO EDUCATIVA. ASSIM, ENQUANTO MAIS HARMÔNICOS E COERENTES FOREM ESSES ELEMENTOS (ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS) MAIS PRÓXIMO O PROFESSOR ESTARÁ DAS EVIDÊNCIAS QUE HOUVE APRENDIZAGEM EM RAZÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA QUAL O ALUNO É SUBMETIDO. DITO DE OUTRA FORMA, UM BOM INSTRUMENTO E ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO SÃO AQUELES QUE SÃO COERENTES COM OS OBJETIVOS PRETENDIDOS PELO PROFESSOR EM FAVOR DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. NO QUE DIZ RESPEITOS A ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, ACREDITA-SE QUE O USO DE MAPA CONCEITUAL PODE CONTRIBUIR TANTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COMO PARA A AVALIAÇÃO. SEGUNDO MOREIRA (2006), MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS GRÁFICAS PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO, E SÃO PROPOSTOS COMO UMA ESTRATÉGIA POTENCIALMENTE FACILITADORA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ELES INCLUEM CONCEITOS, GERALMENTE DENTRO DE CÍRCULOS OU QUADROS, LIGADOS POR LINHAS OU SETAS SOBRE AS QUAIS ESCREVE-SE UMA PALAVRA PARA LIGAR E FAZER A RELAÇÃO ENTRE UM CONCEITO E OUTRO (MOREIRA, 2006). FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021 COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR COMO OS TRABALHOS PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO) ABORDAM SOBRE O USO DE MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO E/OU ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE TRABALHOS NOS ANAIS DO EVENTO; 2. LEITURA E ANÁLISE DESSES TRABALHOS; E 3. CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS. OS TRABALHOS DESSE EVENTO ESTÃO PUBLICADOS EM TRÊS MODALIDADES: 1. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO; 2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE; E 3. RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA SELECIONAR OS TRABALHOS DESEJADOS NESTA PESQUISA, PRIMEIRO ACESSOU-SE O LINK DE CADA UMA DESSAS TRÊS MODALIDADES E, POSTERIORMENTE, ACESSOU-SE OS TRABALHOS DISPONÍVEIS DENTRO DE CADA ÁREA TEMÁTICA. FRENTE A ESSE ARRANJO METODOLÓGICO A PESQUISA OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: EM SUA VIII EDIÇÃO, O ENEBIO PUBLICOU 568 TRABALHOS, DOS QUAIS, APENAS 4 SÃO TRABALHOS QUE TRATAM SOBRE MAPA CONCEITUAL. DESSES 4, TODOS SÃO TRABALHOS PUBLICADOS NA MODALIDADE “RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE”. FOI CONSTATADO QUE TODOS ESSES 4 TRABALHOS, DIZ RESPEITO A TRABALHOS SOBRE USO DE MAPA CONCEITUAL NO NÍVEL DO ENSINO SUPERIOR E NENHUM, E NENHUM DESSES DIZ RESPEITO AO ENSINO FUNDAMENTAL OU ENSINO MÉDIO. NENHUM DESSES TRABALHOS USOU MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO OU ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. E TODOS ELES USARAM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. FOI PERCEBIDO QUE TODOS OS TRABALHOS ENVOLVERAM OS ALUNOS NA PRODUÇÃO DE MAPA CONCEITUAL, SENDO QUE EM 1 (UM) DELES, ESSA PRODUÇÃO FOI REALIZADA EM DUPLA; 1 (UM) EM TRIO E 2 (DOIS) EM GRUPO COM QUATRO OU MAIS ALUNOS. A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A ABORDAGEM SOBRE MAPAS CONCEITUAIS NO VIII ENEBIO É AINDA BEM REDUZIDA. NESSE EVENTO QUE DISCUTI E APRESENTA TRABALHOS DE PESQUISA E EXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, O USO DE MAPA CONCEITUAL É POUCO EXPLORADO. CONFORME DISCORREM SANTOS ET AL. (2015) E SILVA ET AL. (2021), A DESCOBERTA E UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIA, INCLUINDO AÍ O USO DE MAPAS CONCEITUAIS, PODE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO ESCOLAR MAIS ATRATIVO PARA OS ALUNOS E DAÍ, TORNAR A ESCOLA MAIS INCLUSIVA, ATUALIZADA E EFICIENTE, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, COMO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR DE UMA FORMA GERAL, CONSIDERANDO, OBVIAMENTE QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO OCORRE DENTRO E EM FUNÇÃO DE UM PROCESSO MAIOR QUE É O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. FRENTE AO EXPOSTO E CONSIDERANDO O IMPORTANTE POTENCIAL DOS MAPAS CONCEITUAL PARA O ENSINO ESCOLAR (O ENSINO INTENCIONAL, SISTEMATIZADO E INSTITUCIONALIZADO), ESTA PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE O ENEBIO PRECISA, DE ALGUM MODO, ENCORAJAR A AMPLIAÇÃO DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS, ENVOLVENDO AÍ CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES. EIS O DESAFIO. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID997_18112021132957.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA OLIVEIRA DOS SANTOS VELASCO" "autor_nome_curto" => "FABI" "autor_email" => "fabianavelasco@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84897 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 997 "titulo" => "O USO DE MAPA CONCEITUAL NAS PUBLICAÇÕES DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO)" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n FRENTE AO COMPROMISSO SOCIAL DA ESCOLA EM PROMOVER EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA/INCLUSIVA E DE BOA QUALIDADE PARA TODOS, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE OS PROFESSORES DOMINEM E USEM DIFERENTES INSTRUMENTO E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO (HOFFMANN, 2005; ROMÃO, 2011; CARMINATTI; BORGES, 2012). QUANDO SE FALA EM AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA/INCLUSIVA, FALA-SE EM UM PROCESSO DE VERIFICAÇÃO CONTÍNUA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA) POR PARTE DO PROFESSOR EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, E NÃO EM APENAS UM INSTRUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO COMO OCORRÊNCIA NO PASSADO QUANDO O ESTADO NÃO TINHA A OBRIGAÇÃO DE OFERECER EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS COMO UM DIREITO SUBJETIVO, CONFORME ESTÁ DETERMINADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LEI Nº 9.394/1996. NESSA PERSPECTIVA, AVALIAÇÃO SE CARACTERIZA COMO UM JUÍZO DE VALOR QUE SE FAZ DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM BASE EM CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS – PORTANTO NÃO ARBITRÁRIOS –, TENDO COMO FINALIDADE A TOMADA DE DECISÃO EM FAVOR DO PROGRESSO DO ALUNO (LUCKESI, 2018). ASSIM COMO DISCORRE ROMÃO (2011), PARA A PRÁTICA DE UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA O PROFESSOR PRECISA USAR ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS ADEQUADOS AOS OBJETIVOS PERSPECTIVADOS PARA UMA DETERMINADA AÇÃO EDUCATIVA. ASSIM, ENQUANTO MAIS HARMÔNICOS E COERENTES FOREM ESSES ELEMENTOS (ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS) MAIS PRÓXIMO O PROFESSOR ESTARÁ DAS EVIDÊNCIAS QUE HOUVE APRENDIZAGEM EM RAZÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA QUAL O ALUNO É SUBMETIDO. DITO DE OUTRA FORMA, UM BOM INSTRUMENTO E ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO SÃO AQUELES QUE SÃO COERENTES COM OS OBJETIVOS PRETENDIDOS PELO PROFESSOR EM FAVOR DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. NO QUE DIZ RESPEITOS A ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, ACREDITA-SE QUE O USO DE MAPA CONCEITUAL PODE CONTRIBUIR TANTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COMO PARA A AVALIAÇÃO. SEGUNDO MOREIRA (2006), MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS GRÁFICAS PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO, E SÃO PROPOSTOS COMO UMA ESTRATÉGIA POTENCIALMENTE FACILITADORA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ELES INCLUEM CONCEITOS, GERALMENTE DENTRO DE CÍRCULOS OU QUADROS, LIGADOS POR LINHAS OU SETAS SOBRE AS QUAIS ESCREVE-SE UMA PALAVRA PARA LIGAR E FAZER A RELAÇÃO ENTRE UM CONCEITO E OUTRO (MOREIRA, 2006). FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021 COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR COMO OS TRABALHOS PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO) ABORDAM SOBRE O USO DE MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO E/OU ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE TRABALHOS NOS ANAIS DO EVENTO; 2. LEITURA E ANÁLISE DESSES TRABALHOS; E 3. CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS. OS TRABALHOS DESSE EVENTO ESTÃO PUBLICADOS EM TRÊS MODALIDADES: 1. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO; 2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE; E 3. RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA SELECIONAR OS TRABALHOS DESEJADOS NESTA PESQUISA, PRIMEIRO ACESSOU-SE O LINK DE CADA UMA DESSAS TRÊS MODALIDADES E, POSTERIORMENTE, ACESSOU-SE OS TRABALHOS DISPONÍVEIS DENTRO DE CADA ÁREA TEMÁTICA. FRENTE A ESSE ARRANJO METODOLÓGICO A PESQUISA OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: EM SUA VIII EDIÇÃO, O ENEBIO PUBLICOU 568 TRABALHOS, DOS QUAIS, APENAS 4 SÃO TRABALHOS QUE TRATAM SOBRE MAPA CONCEITUAL. DESSES 4, TODOS SÃO TRABALHOS PUBLICADOS NA MODALIDADE “RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE”. FOI CONSTATADO QUE TODOS ESSES 4 TRABALHOS, DIZ RESPEITO A TRABALHOS SOBRE USO DE MAPA CONCEITUAL NO NÍVEL DO ENSINO SUPERIOR E NENHUM, E NENHUM DESSES DIZ RESPEITO AO ENSINO FUNDAMENTAL OU ENSINO MÉDIO. NENHUM DESSES TRABALHOS USOU MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO OU ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. E TODOS ELES USARAM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. FOI PERCEBIDO QUE TODOS OS TRABALHOS ENVOLVERAM OS ALUNOS NA PRODUÇÃO DE MAPA CONCEITUAL, SENDO QUE EM 1 (UM) DELES, ESSA PRODUÇÃO FOI REALIZADA EM DUPLA; 1 (UM) EM TRIO E 2 (DOIS) EM GRUPO COM QUATRO OU MAIS ALUNOS. A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A ABORDAGEM SOBRE MAPAS CONCEITUAIS NO VIII ENEBIO É AINDA BEM REDUZIDA. NESSE EVENTO QUE DISCUTI E APRESENTA TRABALHOS DE PESQUISA E EXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, O USO DE MAPA CONCEITUAL É POUCO EXPLORADO. CONFORME DISCORREM SANTOS ET AL. (2015) E SILVA ET AL. (2021), A DESCOBERTA E UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIA, INCLUINDO AÍ O USO DE MAPAS CONCEITUAIS, PODE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO ESCOLAR MAIS ATRATIVO PARA OS ALUNOS E DAÍ, TORNAR A ESCOLA MAIS INCLUSIVA, ATUALIZADA E EFICIENTE, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, COMO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR DE UMA FORMA GERAL, CONSIDERANDO, OBVIAMENTE QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO OCORRE DENTRO E EM FUNÇÃO DE UM PROCESSO MAIOR QUE É O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. FRENTE AO EXPOSTO E CONSIDERANDO O IMPORTANTE POTENCIAL DOS MAPAS CONCEITUAL PARA O ENSINO ESCOLAR (O ENSINO INTENCIONAL, SISTEMATIZADO E INSTITUCIONALIZADO), ESTA PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE O ENEBIO PRECISA, DE ALGUM MODO, ENCORAJAR A AMPLIAÇÃO DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS, ENVOLVENDO AÍ CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES. EIS O DESAFIO. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID997_18112021132957.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA OLIVEIRA DOS SANTOS VELASCO" "autor_nome_curto" => "FABI" "autor_email" => "fabianavelasco@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }