RESUMO
FRENTE AO COMPROMISSO SOCIAL DA ESCOLA EM PROMOVER EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA/INCLUSIVA E DE BOA QUALIDADE PARA TODOS, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA QUE OS PROFESSORES DOMINEM E USEM DIFERENTES INSTRUMENTO E ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO (HOFFMANN, 2005; ROMÃO, 2011; CARMINATTI; BORGES, 2012). QUANDO SE FALA EM AVALIAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA/INCLUSIVA, FALA-SE EM UM PROCESSO DE VERIFICAÇÃO CONTÍNUA (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA) POR PARTE DO PROFESSOR EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, E NÃO EM APENAS UM INSTRUMENTO DE CLASSIFICAÇÃO COMO OCORRÊNCIA NO PASSADO QUANDO O ESTADO NÃO TINHA A OBRIGAÇÃO DE OFERECER EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA TODOS COMO UM DIREITO SUBJETIVO, CONFORME ESTÁ DETERMINADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LEI Nº 9.394/1996. NESSA PERSPECTIVA, AVALIAÇÃO SE CARACTERIZA COMO UM JUÍZO DE VALOR QUE SE FAZ DA APRENDIZAGEM DO ALUNO, COM BASE EM CRITÉRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS – PORTANTO NÃO ARBITRÁRIOS –, TENDO COMO FINALIDADE A TOMADA DE DECISÃO EM FAVOR DO PROGRESSO DO ALUNO (LUCKESI, 2018). ASSIM COMO DISCORRE ROMÃO (2011), PARA A PRÁTICA DE UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA O PROFESSOR PRECISA USAR ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS ADEQUADOS AOS OBJETIVOS PERSPECTIVADOS PARA UMA DETERMINADA AÇÃO EDUCATIVA. ASSIM, ENQUANTO MAIS HARMÔNICOS E COERENTES FOREM ESSES ELEMENTOS (ESTRATÉGIAS, CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS) MAIS PRÓXIMO O PROFESSOR ESTARÁ DAS EVIDÊNCIAS QUE HOUVE APRENDIZAGEM EM RAZÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA QUAL O ALUNO É SUBMETIDO. DITO DE OUTRA FORMA, UM BOM INSTRUMENTO E ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO SÃO AQUELES QUE SÃO COERENTES COM OS OBJETIVOS PRETENDIDOS PELO PROFESSOR EM FAVOR DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. NO QUE DIZ RESPEITOS A ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO, ACREDITA-SE QUE O USO DE MAPA CONCEITUAL PODE CONTRIBUIR TANTO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM COMO PARA A AVALIAÇÃO. SEGUNDO MOREIRA (2006), MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS GRÁFICAS PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO, E SÃO PROPOSTOS COMO UMA ESTRATÉGIA POTENCIALMENTE FACILITADORA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ELES INCLUEM CONCEITOS, GERALMENTE DENTRO DE CÍRCULOS OU QUADROS, LIGADOS POR LINHAS OU SETAS SOBRE AS QUAIS ESCREVE-SE UMA PALAVRA PARA LIGAR E FAZER A RELAÇÃO ENTRE UM CONCEITO E OUTRO (MOREIRA, 2006). FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021 COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR COMO OS TRABALHOS PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO) ABORDAM SOBRE O USO DE MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO E/OU ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. NESTA PERSPECTIVA, A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE TRABALHOS NOS ANAIS DO EVENTO; 2. LEITURA E ANÁLISE DESSES TRABALHOS; E 3. CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS. OS TRABALHOS DESSE EVENTO ESTÃO PUBLICADOS EM TRÊS MODALIDADES: 1. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO; 2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE; E 3. RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA SELECIONAR OS TRABALHOS DESEJADOS NESTA PESQUISA, PRIMEIRO ACESSOU-SE O LINK DE CADA UMA DESSAS TRÊS MODALIDADES E, POSTERIORMENTE, ACESSOU-SE OS TRABALHOS DISPONÍVEIS DENTRO DE CADA ÁREA TEMÁTICA. FRENTE A ESSE ARRANJO METODOLÓGICO A PESQUISA OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: EM SUA VIII EDIÇÃO, O ENEBIO PUBLICOU 568 TRABALHOS, DOS QUAIS, APENAS 4 SÃO TRABALHOS QUE TRATAM SOBRE MAPA CONCEITUAL. DESSES 4, TODOS SÃO TRABALHOS PUBLICADOS NA MODALIDADE “RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE”. FOI CONSTATADO QUE TODOS ESSES 4 TRABALHOS, DIZ RESPEITO A TRABALHOS SOBRE USO DE MAPA CONCEITUAL NO NÍVEL DO ENSINO SUPERIOR E NENHUM, E NENHUM DESSES DIZ RESPEITO AO ENSINO FUNDAMENTAL OU ENSINO MÉDIO. NENHUM DESSES TRABALHOS USOU MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO OU ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. E TODOS ELES USARAM MAPA CONCEITUAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. FOI PERCEBIDO QUE TODOS OS TRABALHOS ENVOLVERAM OS ALUNOS NA PRODUÇÃO DE MAPA CONCEITUAL, SENDO QUE EM 1 (UM) DELES, ESSA PRODUÇÃO FOI REALIZADA EM DUPLA; 1 (UM) EM TRIO E 2 (DOIS) EM GRUPO COM QUATRO OU MAIS ALUNOS. A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A ABORDAGEM SOBRE MAPAS CONCEITUAIS NO VIII ENEBIO É AINDA BEM REDUZIDA. NESSE EVENTO QUE DISCUTI E APRESENTA TRABALHOS DE PESQUISA E EXPERIÊNCIAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, O USO DE MAPA CONCEITUAL É POUCO EXPLORADO. CONFORME DISCORREM SANTOS ET AL. (2015) E SILVA ET AL. (2021), A DESCOBERTA E UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIA, INCLUINDO AÍ O USO DE MAPAS CONCEITUAIS, PODE CONTRIBUIR PARA UM ENSINO ESCOLAR MAIS ATRATIVO PARA OS ALUNOS E DAÍ, TORNAR A ESCOLA MAIS INCLUSIVA, ATUALIZADA E EFICIENTE, TANTO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO, COMO NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR DE UMA FORMA GERAL, CONSIDERANDO, OBVIAMENTE QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO OCORRE DENTRO E EM FUNÇÃO DE UM PROCESSO MAIOR QUE É O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. FRENTE AO EXPOSTO E CONSIDERANDO O IMPORTANTE POTENCIAL DOS MAPAS CONCEITUAL PARA O ENSINO ESCOLAR (O ENSINO INTENCIONAL, SISTEMATIZADO E INSTITUCIONALIZADO), ESTA PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE O ENEBIO PRECISA, DE ALGUM MODO, ENCORAJAR A AMPLIAÇÃO DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS, ENVOLVENDO AÍ CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFESSORES. EIS O DESAFIO.