ENTREMEIOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85164 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => null "titulo" => "ENTREMEIOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "NOS ÚLTIMOS ANOS UMA SÉRIE DE DEBATES TEM SIDO TECIDOS EM TORNO DA PAUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS BRASILEIRAS (SOBRETUDO NO QUE CONCERNE A FORMAS EFICIENTES DE GARANTI-LO E DEMOCRATIZA-LO). ENTRE CONSENSOS E DISSENSOS, É FATO QUE TEM CRESCIDO CADA VEZ MAIS NESTES ESPAÇOS A PRESENÇA DE ENTIDADES PRIVADAS E NÃO REPRESENTATIVAS DOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA. ASSIM, NATURALIZOU-SE UM CENÁRIO ONDE AS REIVINDICAÇÕES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E QUE HISTORICAMENTE ESTIVERAM LIGADAS A PRODUÇÃO DE PESQUISA E/OU DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SÃO IGNORADAS EM DETRIMENTO DE CONSULTAS PONTUAIS A PROJETOS SUGERIDOS POR GRUPOS EMPRESARIAIS. OUTROSSIM, DESDE 2017 UM CONJUNTO DE DETERMINAÇÕES MUITO ESPECÍFICAS TEM SIDO IMPOSTAS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E PROMOVIDO UM PROCESSO GRADUAL DE REFORMA DO ENSINO BÁSICO E DA POLÍTICA EDUCACIONAL VIGENTE. SEM EMBARGO DISTO, ESTAS CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS TAMBÉM NÃO PODEM SER PENSADAS EM SEPARADO (É IMPORTANTE QUE SE DIGA) DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E DO SEU AVANÇO; QUE POR SUA VEZ TEM IMPOSTO A DIFERENTES SEGMENTOS DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO UMA AMPLIAÇÃO CADA VEZ MAIOR DOS PROCESSOS DE EXPLORAÇÃO DO SEU PRÓPRIO LABOR; E PARALELAMENTE A ISTO, INCLUÍDO NO ÂMBITO DA PRODUÇÃO DE MAIS-VALOR INÚMERAS ATIVIDADES E/OU OFÍCIOS QUE JÁ FORAM, INCLUSIVE, CONSIDERADOS COMO IMPRODUTIVOS. É EM FACE DESTE CENÁRIO DE INSTABILIDADE E DA PROMOÇÃO DE MEDIDAS NÃO CONSENSUAIS, ADEMAIS, QUE BUSCAMOS COMPREENDER, DE QUE MANEIRA A PROPOSTA PRELIMINAR PARA A BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO (BNF-FP) RELACIONA-SE COM TAL CONJUNTURA NACIONAL (DOMÍNIO DAS ENTIDADES PRIVADAS NA SEARA DO DEBATE PÚBLICO QUE DIZ RESPEITO ÀS PAUTAS LIGADAS A EDUCAÇÃO E A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS DE ESTADO PARA ESTA ÁREA ESPECIFICA) E INTERNACIONAL (QUANDO DO RECRUDESCIMENTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E DA PROFUSÃO DOS SEUS EFEITOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO EM DIFERENTES ESCALAS; EM QUE SE CIRCUNSCREVE A PRÓPRIA ATIVIDADE DOCENTE). PRETENDEMOS COMPREENDER, PRINCIPALMENTE, QUAIS IMPACTOS IMEDIATOS (OU NÃO) ALTERAM, TANTO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, QUANTO A ESTRUTURA DA CARREIRA DOCENTE EM SI MESMAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO EXPEDIENTE QUE SE REFERE À PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC-FP. INTERESSA-NOS ANTEVER, (COM BASE NA ANÁLISE DE OUTRAS DINÂMICAS QUE JÁ FORAM ESTUDADAS E APREENDIDAS EM OUTROS LUGARES DO MUNDO), PRINCIPALMENTE, DE QUE MODO ESTÁ POLÍTICA SERÁ CAPAZ DE ALTERAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MÉDIO E LONGO PRAZO, TENDO EM VISTA SUA JURISPRUDÊNCIA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA (DE ESTADO). SEM OBJEÇÃO DISTO, É IMPORTANTE RETERMOS AINDA, NO HALL DAS JUSTIFICATIVAS QUE RESPALDAM A FEITURA E/OU A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA O FATO DE QUE, A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA VIU-SE QUASE SEMPRE ATRELADA A PROJETOS E FINS QUE VISAVAM À REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, DE MODO A REPRODUZIR TAMBÉM UMA CONJUNTURA HISTORICAMENTE DESFAVORÁVEL PARA A CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO. O QUE É ACRESCIDO PELA CIRCUNSTÂNCIA EM QUE, HÁ TAMBÉM UMA NOTÁVEL OPOSIÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO A ESTAS REFORMAS E A EXCLUSÃO BASTANTE ABRANGENTE, NA ESFERA DO DEBATE PÚBLICO, TANTO DOS USUÁRIOS DESTES SISTEMAS EDUCACIONAIS QUANTO DOS PROFESSORES/AS QUE O INTEGRAM E QUE SUGEREM DÚVIDAS PERTINENTES QUANTO A SUA QUALIDADE RESOLUTIVA DE PROBLEMAS. QUANTOS AOS PROCEDIMENTOS E ABORDAGENS QUE FORAM UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DESTA PESQUISA, PODEMOS DESTACAR A ANÁLISE DE CONTEÚDO (DIONNE; LAVILLE, 2014) E A REVISÃO DE LITERATURA PERTINENTE, QUE VERSAM SOBRE OS SEGUINTES TEMAS: PADRONIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO, ALIGEIRAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO DO VALOR, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO, TRANSFORMAÇÕES DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E MERCADORIZAÇÃO OU MERCANTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. NÃO OBSTANTE, A ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS (BARROS, 2005) TAMBÉM FOI OUTRO PROCEDIMENTO IMPORTANTE PARA A PRODUÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS PELA PESQUISA – UMA VEZ QUE FOMENTOU AS DISCUSSÕES PRETENDIDAS. APÓS INTERRORGAMOS A FONTE SUPRACITADA (BNC-FP) E EXPLORARMOS AS SUAS POTENCIALIDADES, CONFRONTAMOS OS DADOS OBTIDOS COM O DEBATE QUE É REALIZADO PELOS AUTORES(AS) DO NOSSO QUADRO TEÓRICO, INTERPRETANDO-OS ASSIM, À LUZ DOS REFERENCIAIS ESCOLHIDOS. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA ANALÍTICO-BIBLIOGRÁFICA, PARA A QUAL A PRODUÇÃO DE DADOS VALEU-SE DE ANÁLISES DOCUMENTAIS E DE REVISÃO DE LITERATURA. AO ASSUMIRMOS UMA PERSPECTIVA TEÓRICA ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO MARXISTA – COM ÊNFASE NA RELAÇÃO DIALÉTICA E HISTÓRICA –, OPTAMOS TAMBÉM PELA ADESÃO A UMA POSTURA METODOLÓGICA CONDIZENTE COM TAL FILIAÇÃO EPISTEMOLÓGICA, DE MODO QUE ESTA PESQUISA ERIGIU-SE MEDIANTE AS PREMISSAS DO MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO. TAL COMO A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA BUSCA COMPREENDER A DIMENSÃO CONCRETA DA REALIDADE A PARTIR DE SUA APREENSÃO, ABSTRAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO E RECONSTITUIÇÃO; DE MODO A CONCEBÊ-LA TAL QUAL A SÍNTESE DE MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES, EM CONSTANTE MOVIMENTO E CONTRADIÇÃO, SOBRETUDO, EM RAZÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, PARTICULARES E SINGULARES (MARX, 2008). ESSA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA FEZ O MESMO COM O SEU OBJETO DE ESTUDO (A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL, A PARTIR DA BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES). OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA O FATO DE QUE, A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC-FP CONTRIBUI, TANTO PARA A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUANTO PARA O REBAIXAMENTO DO VALOR DA SUA FORÇA DE TRABALHO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "REFORMAS EDUCACIONAIS , NEOLIBERALISMO , FLEXIBILIZAÇÃO DA CARREIRA E DA FORMAÇÃO DOCENTE , TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "62603f0cd25ec_20042022141244.pdf" "created_at" => "2022-04-18 16:03:15" "updated_at" => "2022-04-20 14:12:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILLO RODRIGUES PAES" "autor_nome_curto" => "MURI" "autor_email" => "murillo.historia@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85164 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 484 "inscrito_id" => null "titulo" => "ENTREMEIOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "NOS ÚLTIMOS ANOS UMA SÉRIE DE DEBATES TEM SIDO TECIDOS EM TORNO DA PAUTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO PELAS ESCOLAS BRASILEIRAS (SOBRETUDO NO QUE CONCERNE A FORMAS EFICIENTES DE GARANTI-LO E DEMOCRATIZA-LO). ENTRE CONSENSOS E DISSENSOS, É FATO QUE TEM CRESCIDO CADA VEZ MAIS NESTES ESPAÇOS A PRESENÇA DE ENTIDADES PRIVADAS E NÃO REPRESENTATIVAS DOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA. ASSIM, NATURALIZOU-SE UM CENÁRIO ONDE AS REIVINDICAÇÕES DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E QUE HISTORICAMENTE ESTIVERAM LIGADAS A PRODUÇÃO DE PESQUISA E/OU DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, SÃO IGNORADAS EM DETRIMENTO DE CONSULTAS PONTUAIS A PROJETOS SUGERIDOS POR GRUPOS EMPRESARIAIS. OUTROSSIM, DESDE 2017 UM CONJUNTO DE DETERMINAÇÕES MUITO ESPECÍFICAS TEM SIDO IMPOSTAS SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E PROMOVIDO UM PROCESSO GRADUAL DE REFORMA DO ENSINO BÁSICO E DA POLÍTICA EDUCACIONAL VIGENTE. SEM EMBARGO DISTO, ESTAS CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS TAMBÉM NÃO PODEM SER PENSADAS EM SEPARADO (É IMPORTANTE QUE SE DIGA) DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E DO SEU AVANÇO; QUE POR SUA VEZ TEM IMPOSTO A DIFERENTES SEGMENTOS DA CLASSE-QUE-VIVE-DO-TRABALHO UMA AMPLIAÇÃO CADA VEZ MAIOR DOS PROCESSOS DE EXPLORAÇÃO DO SEU PRÓPRIO LABOR; E PARALELAMENTE A ISTO, INCLUÍDO NO ÂMBITO DA PRODUÇÃO DE MAIS-VALOR INÚMERAS ATIVIDADES E/OU OFÍCIOS QUE JÁ FORAM, INCLUSIVE, CONSIDERADOS COMO IMPRODUTIVOS. É EM FACE DESTE CENÁRIO DE INSTABILIDADE E DA PROMOÇÃO DE MEDIDAS NÃO CONSENSUAIS, ADEMAIS, QUE BUSCAMOS COMPREENDER, DE QUE MANEIRA A PROPOSTA PRELIMINAR PARA A BASE NACIONAL COMUM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO (BNF-FP) RELACIONA-SE COM TAL CONJUNTURA NACIONAL (DOMÍNIO DAS ENTIDADES PRIVADAS NA SEARA DO DEBATE PÚBLICO QUE DIZ RESPEITO ÀS PAUTAS LIGADAS A EDUCAÇÃO E A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS DE ESTADO PARA ESTA ÁREA ESPECIFICA) E INTERNACIONAL (QUANDO DO RECRUDESCIMENTO DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL E DA PROFUSÃO DOS SEUS EFEITOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO EM DIFERENTES ESCALAS; EM QUE SE CIRCUNSCREVE A PRÓPRIA ATIVIDADE DOCENTE). PRETENDEMOS COMPREENDER, PRINCIPALMENTE, QUAIS IMPACTOS IMEDIATOS (OU NÃO) ALTERAM, TANTO AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, QUANTO A ESTRUTURA DA CARREIRA DOCENTE EM SI MESMAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO EXPEDIENTE QUE SE REFERE À PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC-FP. INTERESSA-NOS ANTEVER, (COM BASE NA ANÁLISE DE OUTRAS DINÂMICAS QUE JÁ FORAM ESTUDADAS E APREENDIDAS EM OUTROS LUGARES DO MUNDO), PRINCIPALMENTE, DE QUE MODO ESTÁ POLÍTICA SERÁ CAPAZ DE ALTERAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MÉDIO E LONGO PRAZO, TENDO EM VISTA SUA JURISPRUDÊNCIA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA (DE ESTADO). SEM OBJEÇÃO DISTO, É IMPORTANTE RETERMOS AINDA, NO HALL DAS JUSTIFICATIVAS QUE RESPALDAM A FEITURA E/OU A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA O FATO DE QUE, A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA VIU-SE QUASE SEMPRE ATRELADA A PROJETOS E FINS QUE VISAVAM À REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, DE MODO A REPRODUZIR TAMBÉM UMA CONJUNTURA HISTORICAMENTE DESFAVORÁVEL PARA A CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO. O QUE É ACRESCIDO PELA CIRCUNSTÂNCIA EM QUE, HÁ TAMBÉM UMA NOTÁVEL OPOSIÇÃO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO A ESTAS REFORMAS E A EXCLUSÃO BASTANTE ABRANGENTE, NA ESFERA DO DEBATE PÚBLICO, TANTO DOS USUÁRIOS DESTES SISTEMAS EDUCACIONAIS QUANTO DOS PROFESSORES/AS QUE O INTEGRAM E QUE SUGEREM DÚVIDAS PERTINENTES QUANTO A SUA QUALIDADE RESOLUTIVA DE PROBLEMAS. QUANTOS AOS PROCEDIMENTOS E ABORDAGENS QUE FORAM UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DESTA PESQUISA, PODEMOS DESTACAR A ANÁLISE DE CONTEÚDO (DIONNE; LAVILLE, 2014) E A REVISÃO DE LITERATURA PERTINENTE, QUE VERSAM SOBRE OS SEGUINTES TEMAS: PADRONIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO, ALIGEIRAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE, REFORMAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO DO VALOR, EXPLORAÇÃO DO TRABALHO, TRANSFORMAÇÕES DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E MERCADORIZAÇÃO OU MERCANTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. NÃO OBSTANTE, A ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS (BARROS, 2005) TAMBÉM FOI OUTRO PROCEDIMENTO IMPORTANTE PARA A PRODUÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS PELA PESQUISA – UMA VEZ QUE FOMENTOU AS DISCUSSÕES PRETENDIDAS. APÓS INTERRORGAMOS A FONTE SUPRACITADA (BNC-FP) E EXPLORARMOS AS SUAS POTENCIALIDADES, CONFRONTAMOS OS DADOS OBTIDOS COM O DEBATE QUE É REALIZADO PELOS AUTORES(AS) DO NOSSO QUADRO TEÓRICO, INTERPRETANDO-OS ASSIM, À LUZ DOS REFERENCIAIS ESCOLHIDOS. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA ANALÍTICO-BIBLIOGRÁFICA, PARA A QUAL A PRODUÇÃO DE DADOS VALEU-SE DE ANÁLISES DOCUMENTAIS E DE REVISÃO DE LITERATURA. AO ASSUMIRMOS UMA PERSPECTIVA TEÓRICA ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DO PENSAMENTO MARXISTA – COM ÊNFASE NA RELAÇÃO DIALÉTICA E HISTÓRICA –, OPTAMOS TAMBÉM PELA ADESÃO A UMA POSTURA METODOLÓGICA CONDIZENTE COM TAL FILIAÇÃO EPISTEMOLÓGICA, DE MODO QUE ESTA PESQUISA ERIGIU-SE MEDIANTE AS PREMISSAS DO MÉTODO DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO. TAL COMO A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA BUSCA COMPREENDER A DIMENSÃO CONCRETA DA REALIDADE A PARTIR DE SUA APREENSÃO, ABSTRAÇÃO, SIMPLIFICAÇÃO E RECONSTITUIÇÃO; DE MODO A CONCEBÊ-LA TAL QUAL A SÍNTESE DE MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES, EM CONSTANTE MOVIMENTO E CONTRADIÇÃO, SOBRETUDO, EM RAZÃO DE SUAS CARACTERÍSTICAS GERAIS, PARTICULARES E SINGULARES (MARX, 2008). ESSA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA FEZ O MESMO COM O SEU OBJETO DE ESTUDO (A REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL, A PARTIR DA BNC DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES). OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA O FATO DE QUE, A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA PRELIMINAR DA NOVA BNC-FP CONTRIBUI, TANTO PARA A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO QUANTO PARA O REBAIXAMENTO DO VALOR DA SUA FORÇA DE TRABALHO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "REFORMAS EDUCACIONAIS , NEOLIBERALISMO , FLEXIBILIZAÇÃO DA CARREIRA E DA FORMAÇÃO DOCENTE , TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "62603f0cd25ec_20042022141244.pdf" "created_at" => "2022-04-18 16:03:15" "updated_at" => "2022-04-20 14:12:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MURILLO RODRIGUES PAES" "autor_nome_curto" => "MURI" "autor_email" => "murillo.historia@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }