TECNOLOGIAS E DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA USP
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85034 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 2563 "titulo" => "TECNOLOGIAS E DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA USP" "resumo" => "AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SE DEU NO CONTEXTO DE PANDEMIA DO COVID-19. EM VISTA DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARINA CINTRA, AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, APRESENTANDO-SE COMO PALIATIVO ÀS AULAS PRESENCIAIS PELAS NECESSIDADES DE ADAPTAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DISTORÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ENFATIZAM AS CARÊNCIAS DOS ALUNOS MAIS POBRES. DESTE MODO, AS EXPERIÊNCIAS DAS AULAS REMOTAS ELABORADAS E DESENVOLVIDAS DURANTE O PRP GEOGRAFIA ESTIMULARAM REFLEXÕES QUANTO À TRANSIÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA PARA ALÉM DE SEUS MUROS EM DECORRÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS E EM QUE MEDIDA ESTA TRANSIÇÃO TEM O POTENCIAL DE DEMOCRATIZAR O ENSINO OU AUMENTAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES, SENDO ESTAS AS QUESTÕES CENTRAIS DESTA COMUNICAÇÃO. PUDEMOS PERCEBER QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO PODE SER PENSADO FORA DO CONTEXTO DE DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS QUE MARCAM A REALIDADE BRASILEIRA. A IDEIA, AVENTADA EM QUASE TODO O CONTEXTO DA PANDEMIA, DE UMA SIMPLES TRANSPOSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, NÃO PODE SER PENSADO SEM A CRIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS PARA QUE ESTUDANTES E PROFESSORES POSSAM VIVENCIAR, DE MANEIRA PLENA, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PRP GEOGRAFIA NOS PERMITIRAM COMPREENDER OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, REVELANDO A NECESSIDADE PRÉVIA DA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES QUE SE CONFIGURAM COMO EMPECILHOS PARA QUE TAIS TECNOLOGIAS POSSAM CONTRIBUIR PARA NOVAS PRÁTICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2563_18112021173204.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO FERNANDES PAES" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrox@usp.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85034 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 721 "inscrito_id" => 2563 "titulo" => "TECNOLOGIAS E DESIGUALDADES NO ENSINO REMOTO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA USP" "resumo" => "AS EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SE DEU NO CONTEXTO DE PANDEMIA DO COVID-19. EM VISTA DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARINA CINTRA, AS AULAS OCORRERAM DE FORMA REMOTA, APRESENTANDO-SE COMO PALIATIVO ÀS AULAS PRESENCIAIS PELAS NECESSIDADES DE ADAPTAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E DISTORÇÕES SOCIAIS, AS QUAIS ENFATIZAM AS CARÊNCIAS DOS ALUNOS MAIS POBRES. DESTE MODO, AS EXPERIÊNCIAS DAS AULAS REMOTAS ELABORADAS E DESENVOLVIDAS DURANTE O PRP GEOGRAFIA ESTIMULARAM REFLEXÕES QUANTO À TRANSIÇÃO E EXPANSÃO DA ESCOLA PARA ALÉM DE SEUS MUROS EM DECORRÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS E EM QUE MEDIDA ESTA TRANSIÇÃO TEM O POTENCIAL DE DEMOCRATIZAR O ENSINO OU AUMENTAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES, SENDO ESTAS AS QUESTÕES CENTRAIS DESTA COMUNICAÇÃO. PUDEMOS PERCEBER QUE O USO DAS TECNOLOGIAS NÃO PODE SER PENSADO FORA DO CONTEXTO DE DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS QUE MARCAM A REALIDADE BRASILEIRA. A IDEIA, AVENTADA EM QUASE TODO O CONTEXTO DA PANDEMIA, DE UMA SIMPLES TRANSPOSIÇÃO DO PRESENCIAL PARA O REMOTO, NÃO PODE SER PENSADO SEM A CRIAÇÃO DAS CONDIÇÕES MATERIAIS PARA QUE ESTUDANTES E PROFESSORES POSSAM VIVENCIAR, DE MANEIRA PLENA, OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PRP GEOGRAFIA NOS PERMITIRAM COMPREENDER OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, REVELANDO A NECESSIDADE PRÉVIA DA SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES QUE SE CONFIGURAM COMO EMPECILHOS PARA QUE TAIS TECNOLOGIAS POSSAM CONTRIBUIR PARA NOVAS PRÁTICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO, DESIGUALDADES SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2563_18112021173204.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO FERNANDES PAES" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrox@usp.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }